Chromecast chega ao varejo por R$ 199

Quase um ano após ser lançado nos Estados Unidos, o Chromecast, dispositivo que transforma smartphones e tablets em um controle remoto para televisores HD, chega ao varejo brasileiro. O produto está disponível a partir desta quarta-feira (4) nas lojas online de Pontofrio, Casas Bahia e Extra e sai por R$ 199.

O Chromecast é um adaptador desenvolvido pelo Google que permite levar conteúdo online, como vídeos e músicas, para aparelhos de TV com entrada HDMI e pode ser controlado a partir do smartphone, tablet ou laptop do usuário. Ao abrir um vídeo no celular, por exemplo, o usuário clica em “transmitir” e o conteúdo é levado para a tela da TV. O dispositivo, que requer conexão Wi-Fi, permite que o usuário controle o volume, pause, avance ou retorne o conteúdo a que estiver assistindo. Também é possível transmitir para a televisão qualquer material da internet (essa função ainda está em beta).

Para utilizá-lo, é necessário ter instalado no celular ou tablet aplicativos adaptados ao produto. No Brasil, os usuários poderão acessar Google Play Filmes e YouTube. Aplicativos como Netflix, Vevo, Crackle (da Sony), Rdio, Viki, Plex e RealPlayer Cloud também estão adaptados ao dispositivo. De acordo com Newton Neto, gerente de parcerias do Google, outros apps devem ser adicionados ao ecossistema em breve. “Esperamos uma série de inovações ao redor do Chromecast. Ele será enriquecido com os desenvolvedores de aplicativos no Brasil”, afirma. Nos Estados Unidos, a empresa tem parceiros como WatchESPN, HBO GO e Pandora. Já no Reino Unido, ela tem BBC e Wuaki.

O mercado almejado com o Chromecast é o de banda larga, afirma a companhia. “O potencial do produto globalmente é o de banda larga”, ressalta Neto. O produto também aproveita o segmento de streaming, crescendo nas áreas de vídeo e música. “Esse dispositivo fez o mercado de streaming explodir nos Estados Unidos”, aponta.

O produto é o primeiro hardware que o Google traz para o Brasil. Inicialmente, a companhia irá importá-lo da China. Por ora, as vendas se concentram nas três lojas online do Grupo Pão de Açúcar e, posteriormente, a empresa deve levar o dispositivo para o varejo físico. No e-commerce, a comunicação do produto será semelhante a que é feita nos Estados Unidos, com pouco texto e predominância de informação em vídeo. Uma campanha digital, a cargo da CuboCC, reforçará a divulgação.