O Ciclope International Advertising Craft Festival, que tem como princípio reunir e premiar trabalhos que se destacam por sua produção, tem sua segunda edição confirmada e inscrições abertas. O evento, lançado em 2010, continuará sediado em Buenos Aires, marcado para acontecer de 14 a 16 de novembro.

Em sua primeira edição, o festiva recebeu trabalhos e delegados oriundos de Estados Unidos, Inglaterra, Noruega, África do Sul, Espanha, França, Holanda, Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina. A avaliação passa por quesitos que vão desde direção de arte e efeitos visuais a animação e trilha sonora.

Além da premiação pela qualidade das produções, o Ciclope promoverá conferências e workshops sobre o segmento, com temas específicos e ministrados por profissionais especialistas em cada um deles. Também se destaca a exibição de projetos como “Unsigned directors”, seleção de trabalhos de diretores independentes que ainda não foram descobertos por grandes produtoras, tendo curadoria de Era Ann Fera, consultora criativa e ex-editora da Boards Magazine.

Divisão

A competição será dividida por quatro seções, sendo elas: Live Action, avaliando direção de cena, arte e fotografia, além de edição e efeitos visuais; Especiais, abordando conteúdo, novos diretores e videoclipes; Som, contendo música original, sound design e música adaptada; e Animação. Cada case poderá ser laureado com ouro, prata, bronze ou Grand Prix, além de figurar na lista de finalistas. Também serão entregues prêmios à “Melhor Produtora”, de acordo com a pontuação alcançada.

O júri será composto por 15 profissionais de renome internacional. Entre eles, três são brasileiros: Lô Politi, da Dramática Filmes; Alan Terpins, que comanda A Voz do Brasil; e Ricardo Carelli, fundador da Dínamo Filmes. Completam a lista Brian Carmody (Smuggler), Stephen Venning (The Mill), Àlvaro Gorospe (Garlic), Simon Gosling (Framestore), Helen Hadfield (BareFilms), Fernando Vega Olmos (JWT), Martin Kalina (Primo), Augusto González Zapiola, Alejandro Iturmendi, Lyle Greenfield (Bang Music), Erik Verheijen (Wieden&Kennedy) e Andrés Rozenblat.

O Ciclope International Advertising Craft Festival tem apoio da Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) e do projeto FilmBrazil, que procura destacar a qualidade do trabalho brasileiro no exterior. As inscrições para o evento podem ser confirmadas no site do evento.