Cíclope discute os desafios de produzir com apenas um olho
Na mitologia grega, Cíclope era o nome dado a seres gigantes e imortais, com apenas um olho no meio da testa. Dizem que eram terríveis com suas armas mágicas, com os assustadores raios e trovões que os faziam ser reconhecidos como deuses das tempestades. Outras versões afirmam que os cíclopes eram construtores, com enorme poder físico para tarefas impossíveis para os seres humanos.
Mitos à parte, Cíclope é o nome do primeiro festival de publicidade voltado ao mercado de produção. O troféu do prêmio é um ser estilizado com apenas um olho. O festival está sendo realizado em um barco ancorado no Porto Madero em Buenos Aires. Começou hoje e termina amanhã com a premiação. Houve 302 peças inscritas de 17 países. O Brasil mandou 34 e a Argentina lidera, com 136.
Independente do mito de mágicos ou construtores que pode cercar os profissionais da área de produção, neste momento eles estão discutindo os diversos problemas que enfrentam para cumprir seu trabalho. O festival Cíclope abriu espaço para um World Production Summit, encontro fechado, que é realizado anualmente desde 2005, tendo sido Cannes o primeiro palco para tais discussões. O encontro conta com a participação de cerca de 50 pessoas e está sendo coordenado por representantes de associações de produtoras dos Estados Unidos, da França e do Reino Unido.
“Precisamos visualizar nossos mercados, ver a importânciada realidade local e avaliar as barreiras de entrada para a atuação de produtoras”, disse um dos coordenadores. “Vamos trocar experiência e discutir nossos problemas para vermos como podemos nos ajudar. Na Europa, por exemplo, as funções de agências, produtoras e diretores demarketing estão perdidas e confusas. O mercado não sabe mais quem está fazendo o quê. As agências estão desesperadas atrás de novas fontes de receita. E elas estão atrás da gente, tirando recursos que são das produtoras”, disse o representante da associação francesa, François Chilot.
Quando os grupos foram formados para as discussões, os organizadores pediram para que profissionais de agências de publicidade e da imprensa se retirassem do audiório montado dentro do barco para o World Production Summit.
O Cíclope acontece diante de uma grande polêmica sobre a nova lei de mídia argentina, que restringe a veiculação de comerciais produzidos em outros países. A nova lei, segundo associações do mercado publicitário brasileiro, pode prejudicar negócios das produtoras e agências do Brasil.
Por Marcello Queiroz – de Buenos Aires