Com uma campanha desenvolvida pela Y&R, que venceu concorrência com a Parra, antiga gestora da comunicação do anunciante, Ogilvy & Mather, Neogama/BBH e Leo Burnett, a marca Cielo foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (10) ao mercado. Vai substituir a VisaNet, operadora de pagamento de débitos através de cartão eletrônico com um total de 1,6 milhão de máquinas distribuídas em todo o Brasil, equivalente a 97% do espaço territorial do País.
A verba, não confirmada, para as ações de lançamento da marca Cielo, que integra a família global de brand do grupo Visa, será de aproximadamente R$ 20 milhões para os próximos seis meses.
A companhia escolheu o nome Cielo – que significa “céu” em italiano -, desenvolvido pela consultoria em branding Future Brand, para se destacar em um cenário cada vez mais competitivo, e ilustrar o posicionamento de que não há limites para a empresa. “Atualmente, todas as marcas do segmento fazem referência aos termos “card” e “net’, por exemplo. Buscamos um atributo que tivesse um diferencial”, explicou Rômulo Dias, presidente da companhia, que está entre as cinco maiores redes do mundo, e é a maior da América Latina.
Com a mudança, a Cielo passa a consolidar pagamentos de outras bandeiras. Até então, a empresa só capturava transações com os cartões Visa de débito e crédito. “O contrato de exclusividade com a Visa termina em junho de 2010. Mas vamos continuar atendendo a bandeira, que é líder em seu segmento, porém, abrimos o leque”, disse Rômulo.
O cartão Visa detinha 10% da operação Visanet que tem como acionistas, desde a venda dos ativos, os bancos Bradesco, Banco do Brasil e Santander, além dos acionistas minoritários após o IPO (Oferta Inicial de Ações) realizado em junho deste ano.
Campanha
Com o título “Manifesto”, a primeira fase da campanha criada pela Y&R estreia nesta sexta-feira (13). O anúncio traz o histórico da empresa desde a sua fundação (1996), anuncia a mudança de nome e ressalta as inovações que serão implementadas ao logo dos próximos meses. Já o filme está previsto para ser exibido no domingo (15), no intervalo do Fantástico, da TV Globo. “Este novo posicionamento representa um desafio fantástico. De maneira totalmente diferenciada das demais empresas do segmento B2B, a ‘Cielo’ decide ir para a mídia de massa, revelando tudo aquilo que é capaz de realizar”, destacou Roberto Justus, ceo do Grupo Newcomm e presidente da Y&R.
Outra novidade é que o nadador César Cielo (campeão Olímpico e Mundial), também participa de campanha de endomarketing da companhia. Devido a similaridade entre a nova marca e o sobrenome do esportista, Rômulo Dias (presidente da Cielo) afirma que o nadador já foi contratado, porém, ainda não participa da primeira fase da iniciativa criada pela Y&R. “Temos um cronograma a seguir, e ainda não definimos como deverá ser a participação do nadador na campanha”, complementou Atila Francucci, diretor de criação da Y&R.
Patrocínios
A primeira ação de patrocínio com o novo nome acontecerá no show do The Killers no Brasil, no dia 21 de novembro, na Chácara do Jóquei, em São Paulo. A marca será a principal patrocinadora do evento e terá um camorate para 100 convidados. Para 2010, Cielo vai patrocinar o espetáculo da Broadway “O Médico e o Monstro”, que entra em cartaz no Teatro Bradesco no dia 05 de maio de 2010. Ambos os eventos serão realizados pela Mondo Entretenimento.
Paulo Macedo e Juliana Welling