O CILIC – Congresso Internacional para Líderes da Comunicação – Marca Brasil e os desafios da realidade, que será realizado nos próximos dias 9 e 10, no Hotel Transamérica São Paulo, deve surpreender pelo tamanho, conteúdo e quantidade de palestras que serão realizadas simultaneamente nos dois dias. Ao todo, serão 154 palestrantes, que se propõem a discutir os rumos e desafios da comunicação no País e a força da marca Brasil para impulsionar negócios aqui e no exterior.
De acordo com Josafá Vilarouca, idealizador e presidente do CILIC, o congresso tem caráter reflexivo. “Criamos um projeto que tivesse caráter reflexivo, apesar de ser abrangente porque fala da marca Brasil, é específico, mais voltado para determinadas áreas, como o painel de liderança de branding. O painel é direcionado para qualquer comunicador, não só publicitários, porque hoje o perfil do profissional é multidisciplinar. A área de comunicação passa por transformação. O profissional de comunicação de hoje é digital, é offline, é RP, tem de entender um pouco de cada coisa para ser um profissional completo”, comentou Vilarouca.
Para o executivo, o CILIC é diferente em relação a outros porque, pela primeira vez, a marca Brasil será discutida em um congresso de comunicação que não é segmentado, mas genérico. “O congresso passa pelo jornalismo, relações públicas, marketing, branding, comunicação digital e publicidade. Essas áreas vão se reunir num mesmo ambiente. O objetivo é passar a ideia de que as imagens corporativas fazem parte de um quebra-cabeça maior, que é a marca Brasil. Por isso a responsabilidade com essas imagens corporativas”.
O congresso utiliza a marca Brasil, criada pela Embratur em 2005, para divulgar o País no exterior. “Consideramos que o Brasil passa por um momento extremamente positivo. Passamos a ser um País mais visto no mercado internacional. Com o congresso, percebemos que estamos fazendo quase que um relançamento dessa marca Brasil”, disse Vilarouca.
No site do Congresso, há a explicação: “O CILIC foi criado como um apelo à manutenção da democracia, da liberdade da expressão, da ética e do livre mercado. É também um evento provocador, de ideias modernas, colaborativas e, acima de tudo, criativas. É um evento responsável e inovador, que provoca o mercado a pensar no passado, no presente e, principalmente, no que vamos querer para o nosso futuro”. A realização é da Unic Building, agência de comunicação.
Entre os temas que serão discutidos no congresso estão: “Marketing on e off”; “Mercosul, o Brasil e sua imagem”; e “Dez anos do século 21”. O propmark é um dos parceiros de mídia do CILIC.
por Kelly Dores