Cinco dicas para criar conteúdos relevantes para sua marca
1) Consistência e constância
Aposte no longo prazo. O trabalho de se tornar uma marca com conteúdo relevante para o seu público passa por uma construção de reputação e credibilidade. Não é produzir um ‘viral’ que vai te dar isso, pelo contrário. É preciso procurar estar sempre ali, presente. É melhor escolher uma periodicidade de publicações menor, mas que possa ser cumprida, do que uma estratégia muito agressiva e que a empresa não vai ter fôlego pra manter. Além do que, quanto mais se entrega, mais se quer ter resultado. Você pode se frustrar mais rápido.
2) Verdade da marca
Busque encontrar o que está na essência do seu negócio e que também interessa, de verdade, à vida das pessoas. Dica: não é o seu produto que mais interessa, mas o que ele propicia às pessoas viverem. Muitas “verdades” da marca não interessam a ninguém, a não ser seus acionistas e/ou empregados. Porém, sempre há algo verdadeiramente importante para a empresa que também é precioso para as pessoas. Quando encontrar esse tema, aposte nele.
3) Tem hora pra tudo
Divida seu cronograma de publicação em diferentes tipos de mensagem, dependendo do que interessa mais ao seu público. Informações de serviço, com informações objetivas, podem ser muito práticas para agilizar o acesso ao produto. Revelar curiosidades, investigar determinados assuntos que não são tão obviamente ligados ao seu produto, mas que tem a ver com ele, pode tornar a marca mais relevante. Normalmente, não dá nem pra abandonar a necessidade de vender, nem pra concentrar apenas em “construir marca”. Pese suas prioridades e aplique esses pesos nos tipos de conteúdo que você cria.
4) Outras marcas podem ser parceiras
Provavelmente outras marcas terão interesse semelhante ao seu nos temas que escolhem para abordar. Isso é ótimo! Se você escolheu um assunto que ninguém fala, é porque não deve lá ser muito relevante. Crie parcerias de divulgação e produção com quem pensa parecido com você. Muitas vezes essa marca está em outro tipo de negócio e não oferece nenhuma concorrência. Para o consumidor, o que vale é a mensagem bem passada. Co-criação e co-distribuição são ouro.
5) Contrate um especialista em conteúdo
E entenda que isso não é a mesma coisa que “um cara que saca de redes sociais”. Especialistas digitais são diferentes de especialistas em conteúdo. Um tem foco no desenvolvimento dos canais, enquanto o segundo foca na mensagem, em como fazer com que diferentes elementos criem um discurso, uma voz. Todos devem trabalhar associados à equipe de marketing, mas de forma independente e complementar. Querer ser relevante é tarefa que leva tempo. É preciso entender e investir, mas no final, vale a pena.
*Diretor de conteúdo da 14. Jornalista formado na PUC-Rio, concluindo EMBA na Berlin School of Creative Leadership. Iniciou carreira jornalística nas Organizações Globo (SporTV e Globo News), mas optou pela carreira independente aos 22 anos. Foi idealizador do blog “Sobremúsica” e colaborou por anos com veículos relevantes como Rolling Stone, G1 e Globo.com, pelos quais cobriu festivais de música no Brasil e exterior. Assumiu a área de Mídias Digitais da EMI Music Brasil em 2007 e depois de um ano saiu da empresa para abrir a 14.