Cinco erros comuns em digital analytics
#1 – Não escolher os KPIs corretos
É necessário definir os KPIs no início do projeto de analytics. Esses indicadores precisam ser definidos em sua estratégia e adaptados ao seu ramo de atividade e site. No caso de um e-commerce, mensurar o impacto de rich media de apresentação de produto nas taxas de conversão é relevante. A análise desses indicadores deve permitir que se posicione em relação ao seu objetivo e avalie os pontos de melhoria. A escolha desses indicadores-chave condicionará o plano de tagueamento. Portanto, é essencial conhecê-los antes. Cuidado, KPI demais mata o KPI!
#2 – Não definir previamente os dashboards
Depois de definir os KPIs, é necessário pensar na visualização e acessibilidade desses indicadores para auxiliar a tomada de decisão. O dashboard deve ser adaptado conforme sua utilização respondendo às seguintes questões: Qual é o nível hierárquico do usuário final? Quais são os dados relevantes para seu cargo? Será que todos os meus colaboradores devem ter acesso aos dados na interface da ferramenta? Será que um dashboard atualizado em tempo real e disponível em um smartphone ou tablet já atende a necessidade? Na operação de um e-commerce, por exemplo, o diretor-executivo precisa de um resumo atualizado dos resultados acessível via smartphone a qualquer hora do dia e da noite. Do outro lado, o analista necessita relatórios mais detalhados com possibilidade de segmentação com profundidade.
#3 – Escolher sua ferramenta de analytics sem testá-la antes
A ferramenta de analytics precisa ser escolhida com cuidado e após um estudo prévio. A seleção deve considerar tanto os recursos técnicos quanto a maturidade em termos de análise de sua empresa. É inútil instalar uma ferramenta de complexa implementação se as equipes não tiverem o tempo ou as competências necessárias para explorá-la. Do mesmo modo, não se deve escolher uma solução de fácil implementação se ela não responder a todas as necessidades. Outro ponto fundamental: o teste. De modo geral, os provedores de solução não lhe oferecerão um teste de grande porte, mas quando houver, cuide para que ele ocorra dentro de condições reais, com um tagueamento operacional e num período de tempo suficientemente probatório.
#4 – Querer mensurar tudo… a qualquer preço
É inútil coletar dados que nunca serão analisados. O mundo digital oferece inúmeras possibilidades de rastreamento de seu site, o que torna tentadora a coleta de um maior número de dados possível. O que devemos ter é uma solução implementada de acordo com objetivos bem definidos de curto e longo prazo. Portanto, a implementação das tags deve estar sempre relacionada às necessidades expressadas pelos usuários finais.
#5 – Esquecer o tagueamento durante a evolução do site
Um projeto de web analytics não deve terminar com uma primeira implementação da ferramenta. Com as mudanças funcionais, ergonômicas e também técnicas, o tagueamento pode, em pouco tempo, se tornar obsoleto. O plano de tagueamento deve acompanhar essa evolução, mantendo os KPIs sempre alinhados e confirmando a integridade de suas métricas. Equipes técnicas e usuários finais da solução necessitam de grande sinergia, alinhando alterações a fim de adaptar o plano de tagueamento.
O ambiente digital permite que as empresas obtenham informações relevantes que irão direcionar a construção de estratégias adequadas para maximizar seus respectivos negócios. Portanto, a correta execução de um projeto de Digital Analytics aliada à escolha criteriosa da ferramenta online, que se torna um parceiro, podem se tornar fatores determinantes do sucesso da companhia.