Cinco provas de que a mulher ganha espaço na publicidade
1- O Salão de Automóveis, que é um evento superimportante em São Paulo está olhando a mulher de um jeito diferente. Em 2010, a Volkswagen fez um espaço para mulheres em parceria com a Risqué. O espaço era um salão de beleza. O que isso tem a ver com automóveis? Nada. Era um espaço para as esposas esperarem seus maridos.
Já na última edição, em 2014, o espaço mulher da companhia era totalmente diferente. A marca criou palestras e vídeos que relacionavam as tendências de moda com os automóveis. A área de criação da marca mostrava como usava tendências para aplicar nos novos modelos e criar soluções para os problemas cotidianos das mulheres com os automóveis. Além disso, criou um teste (como os testes de revistas que atraem o público feminino) e para cada estilo de mulher associavam com um modelo, explicando os motivos. O stand da VW foi eleito o melhor do salão.
Dá para sentir a diferença de tratamento de 2010 para 2014?
2- Muitas vezes, as mulheres não querem um produto para mulher (rotulado). Porém, a comunicação voltada para elas é importante. De uns anos para cá, os comerciais de carro mudaram para ter mulheres dirigindo. A FIAT já fez um comercial em que a mulher dava o carro para o homem (comercial do Idea) e dizia que o carro era espaçoso para ele levar as crianças para a escola, refletindo a mudança e igualdade dos papeis. Esse comercial é de 2011.
No mesmo ano, a FIAT internacional fez um filme para o mesmo modelo com George Clonney se interessando por uma mulher dona do Idea. Cada vez mais, mulheres estão presentes em comerciais de automóvel.
3- Mais recentemente, no Dia Internacional das Mulheres, a Chevrolet fez uma campanha bem interessante também. A revisão programada Chevrolet é um serviço que eles sempre associam com o público feminino, pois é uma demanda grande de quem teoricamente entende menos de manutenção do carro.
Veja o filme da campanha e entenda:
https://www.youtube.com/watch?v=GXKa1Cja2mQ
4- Outro exemplo bem interessante é o projeto “De Carona com Elas”, da Petrobras. Eles produzem conteúdo para as mulheres sobre manutenção, cuidados, direção, entre outros pontos de interesse. O canal tem quase 500 mil fãs com uma comunicação direta para o público feminino. Acredito que este seja o exemplo mais marcante.
Confira a fanpage do projeto aqui.
5- Para finalizar um exemplo negativo. Algumas seguradoras lançaram seguros segmentados (mulheres, senior e jovem), mas mostram que desconhecem o cliente. A ideia de um produto segmentado é ótima se levasse em consideração os diferentes usos do veículo e as principais dificuldades de cada público.
Porém, pegando o seguro para mulheres, os benefícios exclusivos são descontos na cadeirinha infantil e em academias. Muito pouco para um produto segmentado. Não leva em consideração nada do próprio uso do veículo como o tempo, a dificuldade de manutenção, a maior falta de tempo, entre outras coisas.
Entenda melhor aqui.