Circulação média de jornais cai 3,5% em 2009
A circulação média dos jornais no Brasil, considerando as publicações filiadas ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), teve declínio de 3,5% em 2009 na comparação com o ano anterior. A variação leva em conta números dos 101 títulos filiados à entidade. Em 2009, circularam em média 4.200.743 exemplares de jornais por dia, enquanto no ano de 2008 o volume era de 4.351.400. Os números oficiais são usados como parâmetro pelo mercado e por órgãos como a Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Segundo o presidente do IVC, Pedro Martins Silva, o principal fator que incidiu para o declínio foi a crise econômica global. “O movimento que abalou vários setores da economia também afetou o segmento de jornais e o impacto foi mais forte nos primeiros seis meses de 2009. Com o arrefecimento da crise, o setor começou a recuperar-se e, em dezembro, a retração era de 2%”, completa o presidente.
O IVC também fez um cálculo mês a mês que abrangeu apenas os títulos presentes nos dois períodos de comparação. No total, o levantamento envolveu 94 títulos. Considerando este universo, a redução na circulação média dos jornais foi de 4,7%. Neste caso, o movimento de recuperação do setor também é visível nos últimos meses de 2009. Em dezembro, a queda na comparação com o mesmo mês do período anterior foi de 3%.