Claro organiza festival de curtas nacionais
A Claro aposta em mais um evento proprietário para propagar a utilização das ferramentas multimídias do celular, como a câmera fotográfica, com a criação de conteúdo pelos usuários. Desta vez, a operadora lançou o Claro Curtas, um festival de curtas-metragens nacionais, com co-patrocínio da LG e do MSN Vídeo.
Os curtas podem ser filmados em câmeras de celular ou máquinas digitais. O projeto receberá filmes com duração entre 30 e 90 segundos. O tema é “Diversidade e Inclusão”. Além do prêmio de R$ 100 mil em barras de ouro, que serão distribuídos entre os quatro primeiros colocados, outro atrativo é a participação de renomados cineastas no júri que vai escolher os melhores filmes. Para dar maior peso ao festival, a Claro chamou para o júri José Padilha (Tropa de Elite), Breno Silveira (2 Filhos de Francisco), Stephen Hopkins (Sob Suspeita), além de Sérgio Sá Leitão (diretor da Agência Nacional de Cinema) e o artista Tadeu Jungle.
“Hoje, entre 30% e 40% dos celulares vendidos no mercado brasileiro já contam com dispositivos multimídias. A idéia é estimular o uso dessas ferramentas dentro de um contexto criativo e relevante para a sociedade, como a diversidade e inclusão”, afirmou Cristina Duclos, diretora de comunicação institucional da Claro. Segundo a executiva, outros eventos com a temática multimídia serão lançados pela operadora até o final do ano. “A Claro quer investir bastante neste segmento, com eventos ligados à música, cinema e entretenimento”, disse ela.
O Claro Curtas receberá inscrições até o dia 30 de setembro. Os 20 autores finalistas dos melhores curtas também participarão, em novembro, de oficinas técnicas em estúdio com os diretores que fazem parte do júri, que também estarão em encontros abertos com o público. A cerimônia de premiação será realizada por meio de uma vídeofesta. Na ocasião, o público poderá assistir aos 100 curtas escolhidos na pré-seleção e os 20 melhores estarão disponíveis para download.
A campanha criada pela AlmapBBDO para divulgar o evento tem foco na internet, MTV, rádio e jornal. O objetivo é buscar o jovem com o mote “Faça seu Curta”. O cineasta José Padilha acredita que o festival também é uma boa oportunidade para revelação de novos talentos. “Trata-se de um festival inovador, pelo formato e proposta de uma temática social. É também uma boa chance para conhecer o trabalho de outros diretores. Como produtor, eu estou sempre atrás de novos talentos”, observou Padilha.
Kelly Dores