Claro quer conectar público ao tênis por meio do entretenimento
Estudo realizado pela Talent levantou insights sobre os fãs do esporte para ajudar a criação durante o Rio Open
Patrocinadora master do Rio Open, a Claro e a Talent mapearam, por meio de estudos, o perfil do que chamam de ‘novo fã’ do tênis. O objetivo? Levar conteúdo para entreter o público durante a competição.
A estratégia desenhada foi dividida em três momentos — no aquecimento, a Claro celebrou os dez anos de parceria com o Rio Open; durante a competição, eram publicados conteúdos atualizados sobre o evento; por fim, no pós, a marca criou conversas com os porta-vozes Fernando Meligeni e Victória Barros para se firmar nesse território.
Nos estudos de comportamento, realizados pelo time da Talent, foi identificado um novo panorama sobre o fã do esporte e o seu consumo de mídia. Thais Oliveira, gerente de estratégia da Talent, conta que, enquanto no mundo, as confederações tentar rejuvenescer o público do esporte, no Brasil, isso já aconteceu de forma orgânica.
Outra informação apontada é que o tênis está deixando de ser um esporte considerado de elite e tem despertado o interesse de outras classes sociais e gêneros. "E isso vai de encontro com o objetivo da Claro em democratizar o esporte", afirmou.
Unindo esse fato ao rejuvenescimento dos fãs, a Talent entendeu que era preciso trazer formatos e linguagens múltiplas para a campanha, conectando o tradicional ao novo. Além do tenista Fernando Meligeni, participaram também creators que brincaram com as trends de lifestyle, por exemplo.
"Foi uma oportunidade muito especial de associar a marca com o esporte de uma forma que só a Claro poderia falar, trazendo uma linguagem mais 'social' e solar para a modalidade", afirmou Thais.
Gabriela Moura é diretora de conteúdo da Talent e explica que a união de estratégia, mídia e business intelligence trouxe insights para que a criação pudesse desenvolver um trabalho que mantivesse os direcionais da marca e a linguagem que será abordada durante este ano na comunicação da Claro.
"Para a criação foi fundamental o conhecimento profundo sobre o público que é fã de tênis e também as pessoas que são menos familiarizadas com o esporte, mas demonstram interesse em tendências e comportamentos desse universo", afirmou.
A executiva relembra que, no passado, a publicidade ditava comportamentos sociais, 'porque os veículos trabalhavam unicamente uma via de mão única'. "E hoje isso mudou, e é a sociedade que transforma a publicidade. Hoje não temos apenas uma tendência de comportamento por vez, temos várias, e elas mudam com frequência", ressaltou.