Essencial em um evento que discute as melhores práticas e os melhores resultados da comunicação, o tema Estratégias de sucesso para impactar a classe C foi o último painel do primeiro dia do ENA (Encontro Nacional de Anunciantes) 2009.
O evento se encerra nesta quarta-feira (30) e acontece em São Paulo (SP). Participaram do debate Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular, Edison Kikuchi, gerente nacional de propaganda e publicidade da Caixa, Sergio Valente, presidente da DM9DDb, e Marco Simões, vp de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola.
Meirelles apresentou parte da primeira pesquisa que fez em parceria com o instituto DataFolha, na qual foram realizadas cerca de 100 mil entrevistas em 180 cidade brasileiras. “Estamos falando de 90% da população que ganha até dez salários mínimos, que são responsáveis por 76% do consumo, têm 69% dos cartões de crédito e são 86% dos internautas”, falou.
Valente destacou que se comunicar com esse novo consumidor, na verdade, é lidar com a maioria com quem as marcas sempre falaram. “Essa socialização do padrão sofisticado é genial. Como tratá-los? Lide com eles sem o jeito pernóstico que a classe A trata a classe C. Respeite. Não precisa esteriotipar”, disse.
por Cristiane Marsola