Classe média ainda não abraça mobile commerce
O tráfego mobile cresce a ritmo espantoso no Brasil, mas as conversões em compras ainda não acompanham essa aceleração, baseada mais em informação e sociabilidade. Este é o insight que pode ser tirado do estudo “Brazil’s Digital Middle Class: A Huge Market Embraces the Internet (but Not Without Caution)”, realizado pelo eMarketer.
A chamada Classe C, foco de muitas companhias nacionais, tem 108 milhões de consumidores, 54% de toda a população, segundo a Serasa Experian e o Data Popular. Entretanto, ela ainda não entrou de cabeça no mercado mobile – os usuários que possuem acesso a devices ainda não compram por meio deles. O Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) diz que a classe média foi responsável por 22% das compras via m-commerce, e tem maior propensão a usar o aparelho para “showrooming”, checar preços concorrentes no varejo.
O eMarketer diz ainda que apenas 20,8% de todos os usuários brasileiros de internet fizeram pelo menos uma compra digital em 2014.