Clássico "Primeiro Sutiã" é recriado com protagonista trans
A Madre Mia Filmes produziu um remake do filme “Meu Primeiro Sutiã”, criação de Washington Olivetto datada de 1987. O filme deixou um legado ao inserir na propaganda o conceito da “primeira vez” de um ser humano, tratando com sutileza o processo que ocorre com uma adolescente que percebe as transformações acontecendo com o seu corpo.
Relembre:
A releitura do filme foi feita para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), que desenvolveu um estudo sobre os assassinatos das pessoas Trans em 2018 e divulgou o Mapa de Transfeminicídios.
A escolha da protagonista do remake foi garimpada para encontrar um personagem real, o que no filme se traduz na percepção de que se o primeiro sutiã é marcante para uma adolescente, imagine para uma jovem transexual que está se conhecendo como mulher.
O filme foi costurado para despertar a empatia do público, mostrando a história real de um pai que não entende o que a filha está vivendo, assim como grande parte da população.
O próprio Olivetto já assistiu ao remake. “Desde o seu lançamento, em 1987, o comercial ‘O Primeiro Sutiã’ foi diversas vezes citado e parodiado na publicidade e na comunicação em geral”, diz o publicitário. Ele continua: “a primeira vez que isso aconteceu, foi no programa humorístico TV Pirata, precursor do Casseta & Planeta, numa paródia em que a Debora Bloch protagonizava o papel que no comercial foi protagonizado pela Patricia Lucchesi. De lá pra cá isso ocorreu inúmeras vezes a ponto de em 2008 eu ter lançado o livro ‘O Primeiro a Gente Nunca Esquece’ com uma coletânea de muitas das milhares de citações sobre o filme que apareceram na mídia com o decorrer dos anos”, explica Olivetto.
“Acho mais do que natural que nos dias de hoje, quando a opção trangênero saiu do armário na vida e por consequência na publicidade, que seja feito um filme como esse inspirado no ‘O Primeiro Sutiã’”, finaliza.
A divulgação da campanha na mídia será feita por uma parceira estratégica, a ROIx Content, empresa de conteúdo programático, mídia e inteligência de dados.
No final do filme, vem o desfecho emocioante.
Confira:
Mídia: ROIx Content
Título: Meu primeiro sutiã
Campanha: Meu primeiro sutiã
Cliente: ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais
PRODUÇÃO MADRE MIA FILMES
Produção Executiva: Telma dos Reis
Direção de cena: Rafael Damy
Assistência de direção: Bárbara Aranega
Direção de Fotografia: Guillermo Muse
Figurino: Kleber Lucin
Make hair: Miriam Kanno
Coordenação de Produção: Ana Paula Domingues
Direção de produção: José Alfredo Sahm
Produção: Janaína Mesquita
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes
Assistente de Coordenação de Pós Produção: Gabriel Leça
Produtora de Som: Cabaret
Montador: Rodolpho Ponzio
Finalizador: Poliana Pompeo
Correção de cor: Marla
Motion: Warriors e Willian Santos
Central de cópias: Pedro Viciti e Welthon Lopez