Clay Shirky aborda o poder coletivo e cívico das redes sociais

As possibilidades e efeitos das interfaces na internet nos âmbitos sociais e econômicos estão sendo discutidas nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, no seminário “A Sociedade em rede e a economia criativa”, realizado pela Vivo e produzido pela Mix Brand Experience.

O norte-americano Clay Shirky, consultor de marcas como Lego e professor do programa de economia criativa da Universidade de Nova York, debate neste momento a cultura de participação via tecnologia móveis. “Temos um excedente coletivo de tempo livre que pode ser aplicado em ações civis coletivas com inovações que não são tecnológicas, mas sociais num ambiente de mídia mais complexo e diversificado, onde o público interage e gera mensagens”, analisa Shirky.

Colaborador de veículos como Business 2.0, The New York Times, Wall Street Journal, Harvard Business Review e Wired, o executivo citou exemplos de mobilizações na Índia e Quênia, com a internet como protagonista contra problemas sociais como a violência e guerras civis. Ele ainda elogiou o fenômeno do cloud founding, grupos que arrecadam dinheiro e unen a sociedade, em plataformas da web, em prol de determinados assuntos, como fazem Move.me, Multidão, Benfeitoria.com e Queremos. “Não tem a ver com dinheiro e sim com uma promessa, uma ideia que exige compromisso de todo o grupo”.

As interações, suas singularidades e o mundo regido pela comunicação são outros assuntos a serem abordados nas palestras de 13 líderes brasileiros durante o seminário, que vai até às 17h. O evento pode ser acompanhado pelo Twitter, com a hashtag #vivocriativo, ou na Lilo TV.

por Perla Rossetti