ClearSale renova posicionamento e identidade
Fundada em 2001 e representada por um logo cujo principal elemento é um cadeado, a ClearSale, empresa com foco em autenticação de compras online, anunciou nesta quarta-feira (24), em São Paulo, seu novo posicionamento. Segundo o presidente Pedro Chiamulera, a companhia vai “deixar os bastidores” e se mostrar para o mercado. Um dos primeiros passos foi a criação de uma nova identidade, desenvolvida pela Elementar Branding & Design, após cerca de seis meses de estudos. Agora, a ClearSale tem um pássaro como símbolo e o slogan “Liberdade para vender”.
“O cadeado passava a sensação de segurança, mas também sugeria travas. Com o pássaro, queremos divulgar a ideia de agilidade, visão ampla e liberdade para o varejista, cuja maior preocupação deve ser como vender os seus produtos da melhor forma, e não os métodos para proteger seus clientes no momento de compra”, explicou Rafael Maia, diretor comercial. Para aumentar a visibilidade, a empresa estará presente na homepage de seus clientes por meio de um “selo de confiança”. “Queremos ser uma referência em termos de segurança, de maneira que a pessoa física, ou seja, o consumidor, também nos reconheça”, salientou o executivo.
Atualmente, a ClearSale atende cerca de dois mil clientes, entre eles Vivo, Nextel, Azul, Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino, Ponto Frio, Sony, Brastemp, Osklen e O Boticário. Em 2012, foram 840 novas conquistas, fator fundamental para o que se define como o ano de maior faturamento da história da empresa: R$ 44,2 milhões, um aumento de 51% em relação a 2011. “Pretendemos fechar 2013 com faturamento na casa dos R$ 65 milhões. Em apenas três meses, chegamos a 206 novos clientes e registramos ganhos de R$ 12,6 milhões”, disse Bernardo Lustosa, vice-presidente de operações.
Um dos principais projetos da companhia para este ano é a entrada no mercado norte-americano. “É um mercado 25 vezes maior que o brasileiro, o que significa que uma empresa mediana de lá tem para nós o valor de uma grande empresa daqui. Contratamos uma consultoria, passamos três meses lá, realizamos pesquisas. Vamos começar devagar: nossa meta é fechar o ano com um cliente lá. O maior desafio se refere à base histórica de dados dos consumidores, elemento fundamental para a construção de um sistema como o nosso, que visa transmitir confiança e evitar fraudes. Para isso, precisaremos de um parceiro. A área de inteligência continuará com sede no Brasil. Nos EUA, vamos montar um escritório para a equipe comercial e de pós-venda”, declarou Lustosa.
Crédito
A empresa também acaba de lançar a ClearSale Credit, solução completa para análise de crédito. O projeto engloba todas as áreas do processo, como consultoria para desenvolvimento de modelos estatísticos, definição e/ou revisão de políticas de crédito, equipe especializada para realizar análises manuais e gestão de risco. “A implementação da ferramenta será feita por uma consultoria pessoal da ClearSale, apta a revisar ou construir uma política de crédito adequada, de modo que o cliente poderá contar com um parceiro comprometido na busca e manutenção dos melhores resultados de fraude e inadimplência”, disse Maia.
E-commerce e fraude
Com o aumento constante das compras via internet no Brasil, crescem também os comportamentos criminosos. Mas sobre estes números também a ClearSale festeja. “É um setor que segue em ritmo acelerado, com crescimento de cerca de 20% ao ano. Previsões afirmam que, em 2014 ou 2015, o país já será o quarto maior mercado de e-commerce no mundo. Gostamos de comemorar os números de atividades ilícitas que conseguimos combater – só em 2012, evitamos mais de 192 mil tentativas da fraudes, o que corresponde a R$ 170,16 milhões salvos”, contou Lustosa.
De acordo com o executivo, os setores com maior número de casos de fraude identificados são o de telefonia (linhas e aparelhos), eletrônicos, automotivos e, recentemente, roupas e acessórios. Os estados com mais problemas são Amazonas e Ceará.