Os primeiros vídeos da campanha “Connect”, da Ford, já estão sendo veiculados na internet (veja aqui) com o objetivo de estabelecer um novo tipo de conexão dos consumidores com a marca, já que são eles que contam suas experiências e os diferenciais de seus veículos em termos de tecnologia e desempenho. A montadora defende que a iniciativa é inédita na indústria automotiva brasileira.
A campanha, criada pela JWT com a assinatura “Ford Connect, a história da Ford contada por pessoas como você”, é estrelada por quatro consumidores, selecionados entre 2.500 inscritos nas mídias sociais. Os escolhidos foram o jornalista Ricardo Panessa, de 58 anos; o músico Miro Dottori, de 29 anos; a publicitária Juliana Vieira, de 29 anos; e a empresária Carmen Hollo, de 36 anos.
Durante seis semanas, eles dirigiram os carros New Fiesta, New Edge, EcoSport, Focus e Fusion Hybrid e participaram de um programa de visitas e filmagens nas fábricas da Ford em Camaçari, na Bahia; e São Bernardo do Campo, São Paulo, além do Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior Paulista, e o centro de serviços de um distribuidor Ford. O roteiro gerou mais de 200 horas de gravação que serão apresentadas em mais de 100 peças.
Muitas gravações foram feitas em áreas públicas e sem roteiro prévio, como quando os convidados captaram imagens da cidade de São Paulo a bordo do New Fiesta, com orientações do fotógrafo J.R. Duran. Como o importante não era saber o torque do motor do EcoSport 4WD, mas ver na prática o que o modelo é capaz de fazer, em outra gravação eles tiveram de retirar objetos pesados de dentro da Represa de Guarapiranga, colocados lá pela produtora das filmagens, usando a tração do carro.
Ficha técnica:
Direção de criação: Fábio Brandão e Rinaldo Ferrarezi
Direção de arte: Fábio Guimarães, Felipe Cretella e Fernando Sperb
Redação: Raul Palhares, Rodrigo Visconti e Fábio Brandão
Planejamento: Ken Fujioka, Paulo Macari, Patrice Lamiral, Rafael Buciani e José Lucas
Artbuyer: Vanessa Nunes
Mídia: Ezra Geld, Ricardo Medeiros, Camila Bertoli, Gabriela Dib, Priscila Dias, Beatriz Guerdozi, Fabio Juliano e Fernando Brito
Atendimento: Sergio Silveira, Daniel Baena, Priscila Oliveira, Mariana Braga, Fernanda Santos, Nathalya Cardoso e Natalia Abud
Fotografia: Bruno Cals
Produção gráfica: Flavio Schaefer, Flavio Colella, e Maíra Chinaglia
Tecnologia: William Arantes, Hélio Valente, Vanderson Arruda e Luiz Ruiz
Montion design: Francisco Andrade
Gerência de projetos: Tatiana Hawthorne
RTV: Tina Araújo, Fabiola Camilo
Produtora do filme: Hungry Man (TV), Big Bonsai (Internet)
Direção de cena: Paulo Gandra (Hungry Man) e Felipe Briso (Big Bonsai)
Finalização: Hungry Man, Estúdios Mega e Big Bonsai
Produtora de som: Saxsofunny, Fine Tunning e Recohead
Produção de som: Zezinho Mutarelli (Saxsofunny) e Arthur Joly (Fine Tunning e Recohead)
Locução: Paulinho Ribeiro
Aprovação pelo cliente: Mark Kaufman, Maurício Greco, Rode Alves e Andréa Colpas