“Clientes privados abriram as portas novamente para nós”, diz Giacometti

A Giacometti Comunicação está a todo vapor. A agência reconquistou a conta da gigante de varejo Marisa este ano e teve o segundo maior crescimento em compra de mídia em 2014 – um avanço de 77% em relação ao ano anterior e um salto de dez posições no ranking do Ibope Mídia, ficando entre as 30 maiores agências brasileiras – em 2013, ela estava na 42ª posição. A Giacometti reportou no período investimento bruto de R$ 749 milhões, segundo o Ibope.

Segundo o sócio-diretor Marcelo Magalhães, o alinhamento das multinacionais de grandes redes de agências mudou o panorama do negócio da publicidade brasileira em meados dos anos 90, que chegaram conquistando muitos clientes e dificultando a vida das agências 100% brasileiras, que focaram mais no atendimento das contas públicas, como é o caso deles, que têm contas como Banco do Brasil e Metrô de SP. “O que percebemos hoje é que isso está mudando de novo e está acontecendo um movimento de pós-alinhamento de multinacionais no Brasil. Hoje os clientes privados abriram as portas novamente para nós”, diz o executivo.

De acordo com Magalhães, daqui para frente a expectativa é de uma retomada no varejo brasileiro. “Temos uma experiência relevante no varejo, o que nos fez sentir menos o impacto da crise”, ressalta ele. Um dos motivos foi a reconquista da conta da Marisa, que estava na AlmapBBDO e voltou para a agência em abril deste ano. A Giacometti, fundada em 1995, atendeu a Marisa por aproximadamente dez anos até março de 2010.

“O momento pelo qual o varejo passa faz o cliente repensar. Nosso objetivo é retomar o sucesso que tivemos com Marisa. Foi um período de longo crescimento para a marca diante de várias crises. A modernização da agência, com a reformulação do negócio usando soluções digitais, tem dado resultado. Um dos exemplos disso é a reconquista da conta da Marisa”.

Magalhães diz que há mais ou menos um ano e meio a agência voltou a mirar nas empresas privadas. “De 10, 15 anos para cá, o mercado de consumo brasileiro mudou e aumentou muito com a entrada de novos consumidores. A pressão é grande sobre os CEOs das multinacionais, que se não derem resultados correm o risco de perderem seus empregos. Estamos buscando construir uma agência para responder às expectativas dos clientes. E essa conversa com a Marisa foi decisiva, porque tínhamos algo moderno para apresentar”.

Segundo ele, a conta da Marisa entrou a todo vapor. “Em princípio, íamos iniciar o atendimento da conta em agosto, mas eles mudaram o cronograma e começamos a trabalhar acelerado com a campanha de Dia das Mães. Estamos com muita esperança. O Brasil já passou por várias crises”, destaca Magalhães. Dennis Giacometti, que empresta o sobrenome à agência, é o presidente da operação, que também tem como sócio-diretor Rodrigo Capdeville.

Pesquisa

Para a Giacometti, obviamente que a reconquista de Marisa aumenta a visibilidade da agência no mercado e melhora também a situação do ponto de vista financeiro. “Além disso, atrai profissionais de qualidade. Até o final do ano devemos contratar 20 pessoas”.

De acordo com Magalhães, a expectativa da agência é crescer por volta de 20% a 25% até o final do ano, baseada no planejamento forte da operação e sua expertise em pesquisa. “Estamos confiantes de que vamos conquistar novas contas em breve. Temos planejamento muito forte. Fizemos spin-off e criamos a Zhuo, uma empresa de pesquisa de mercado voltada para gestão, inovação e estratégia de marca. Sempre trabalhamos com pesquisa de mercado. O mantra é trabalhar com evidência. Aqui não tem ‘acho’. A gente está na rua o tempo inteiro. Ficou em dúvida? Vai para a rua. Isso dá uma velocidade e eficiência ao processo que o cliente percebe. Além de tudo, a gente se diverte”, completa Magalhães.

Shopping D

Em 2014, a Giacometti conquistou a conta do Metrô de São Paulo, o Shopping D, Instituto Etco e a TV Cultura, entre outras, que impulsionaram a agência. Para o Shopping D, por exemplo, a Giacometti lançou recentemente o novo posicionamento do centro de consumo “Uma oportunidade leva a outra”, que está tendo uma boa repercussão para o cliente.

O filme (veja abaixo) brinca com cenas cotidianas aparentemente ilógicas, como a mulher que compõe seu figurino da academia com vestido de festa e tênis ou o rapaz que anda de bicicleta na sala de casa. “A assinatura é a novidade. O shopping já tem essa característica há muito tempo e o que a Giacometti fez foi traduzir esse pensamento. Em pesquisa, vimos que os nossos clientes (classes B/C) falam que o shopping é muito agradável, que tem muitas opções para compras e também diversão”, reforça Bete Henriques, gerente de marketing do Shopping D, que até o ano passado era atendido pela Longplay.