Closed caption passa a ser obrigatório em filmes publicitários

Entrou em vigor no início de janeiro a obrigatoriedade do recurso closed caption em produções audiovisuais brasileiras, incluindo nesse pacote os filmes publicitários. A medida faz parte da lei federal 13.146, sancionada em 6 de julho de 2015, criada para a inclusão da pessoa com deficiência. O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que as TVs exibam 20 horas diárias com legenda oculta (closed caption) e seis horas semanais com audidescrição, somando programação e publicidade.

Com isso, todos os comerciais entregues nas emissoras para veiculação devem conter legendas acionadas pelos recursos dos aparelhos de televisão. A lei interfere diretamente no trabalho da propaganda em dois itens básicos: tempo de finalização e custo.

Entre as empresas de streaming, responsáveis pelo envio digital dos filmes às TVs, a AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de campanhas publicitárias, já está investindo na implantação de serviços de closed captions, audiodescrição e interpretação de libras. A adaptação incluiu uma nova estruturação interna, com equipamentos e treinamento de profissionais, que resultaram em novas contratações para o trabalho que deverá ter crescimento acelerado em razão da nova legislação vigente.