Clube dos 13 acusa Globo de boicote e adia concorrência de outras plataformas

Na noite da última terça-feira (22), o Clube dos 13 soltou um comunicado anunciando o adiamento da abertura dos envelopes da concorrência pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nas seguintes plataformas: TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia celular.

A entidade alega que a medida foi tomada devido aos últimos acontecimentos do mercado, já que o Ministério Público resolveu investigar o processo de concorrência e a Globo anunciou acordo com grandes clubes do futebol brasileiro.

O clube dos 13 censurou a atitude da emissora carioca e afirmou, em comunicado, que a TV Globo boicotou o processo.

Confira na íntegra o comunicado do Clube dos 13:

“Diante dos fatos ocorridos nos últimos dias e em respeito ao CADE, ao Ministério Público, aos senadores que decidiram investigar o processo de concorrência dos direitos de transmissão do futebol, às empresas de comunicação e aos torcedores brasileiros, o Clube dos 13 anuncia o adiamento da abertura dos envelopes das plataformas de TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia celular para o Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014.

O Clube dos 13 tomou a decisão para evitar que a licitação fosse realizada sob circunstância economicamente desfavorável aos interesses dos nossos associados e dos torcedores brasileiros. A entidade reitera publicamente sua preocupação de cumprir fielmente o Termo de Compromisso de Cessação celebrado com o CADE em outubro passado.

O próximo passo do Clube dos 13 será cumprir seu dever de oficialmente informar ao CADE e às autoridades públicas competentes todos os passos tomados para promover a livre concorrência entre as empresas que desejem participar desse importante processo para valorizar o futebol no Brasil, inviabilizado neste momento por conta da censurável conduta da Rede Globo de boicotar a licitação e procurar os clubes individualmente.

A entidade renova sua esperança de que as autoridades restabelecerão a ordem e exigirão dos responsáveis pela lamentável exposição negativa de nossa maior paixão as respostas que a sociedade brasileira ansiosamente espera.”

Leia também:

Record se diz surpresa com acordo do Corinthians com a Globo
Clube dos 13 acusa Globo de boicote e adia concorrência de outras plataformas
R$ 912 milhões é o valor dos lances mínimos do Brasileirão
Record também negociará com clubes
C13 pede para Cade acompanhar acordos da Globo com clubes
Clube dos 13 lamenta desistência da Globo
Globo tem vantagem de 10% no Brasileirão
Cade tira exclusividade da Rede Globo e divide futebol brasileiro
Direito de televisão divide Clube dos 13