A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) apresentou na manhã desta terça-feira (14) uma nova plataforma de comunicação multimídia para falar com um público bem específico, com idade entre dois e oito anos. “Anjinhos do Brasil”, projeto idealizado pelo publicitário Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, usa a figura de anjos para passar virtudes, como as humanas (simplicidade, generosidade, presteza, paciência, modéstia, coragem e gentileza) e teologais (fé, esperança e caridade), as primeiras a estarem representadas, e ainda cardeais (justiça, temperança, prudência e fortaleza).

“Nós queremos alcançar um segmento importante da sociedade que são as crianças com essa faixa etária”, disse Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP). “O que se aprende desde cedo é o que guiará a criança no futuro”, completou. De acordo com os religiosos, o “Anjinhos do Brasil” não está sendo lançado para combater a diminuição do número de fiéis, conforme apontou o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e sim para evangelizar e transmitir valores. “Vamos acabar atraindo mais pessoas para esses valores e ajudar a difundí-los”, disse Valente.

O projeto chega ao mercado com sete anjos com os atributos humanos, cada um representando uma região do país — Sudeste e Nordeste, por serem maiores, ficaram com dois anjos cada. Entre os produtos, há a coleção “Anjinhos do Brasil”, em que os personagens contam a história da Bíblia, a começar pelo “Gênesis”, em cinco livros: os já lançados “Deus criou” e “Adão e Eva”; e os previstos até o final do ano “Caim e Abel”, “A arca de Noé” e “A torre de Babel”. Sobre o Novo Testamento, uma série terá início com as publicações “A origem de Jesus” e o “Nascimento de Jesus”. As publicações são da Edições CNBB.

A iniciativa inclui também o site www.anjinhosdobrasil.com.br, onde os interessados poderão encontrar músicas, jogos, orações e uma lojinha com camisetas, adesivos e uma papelaria. “Essa é uma forma de colaborar com os pais e padrinhos para catequizar as crianças. Hoje, os pais não têm tempo de passar os valores éticos e religiosos”, afirmou o padre Valdeir dos Santos Goulart, diretor geral da Edições CNBB.

De acordo com Goulart, a ideia é que o projeto acompanhe o calendário de eventos para se atualizar, por exemplo, com a Jornada Mundial da Juventude em 2013 e ainda a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Criaremos anjos interagindo com esses eventos, dos países que terão suas seleções competindo aqui e mesmo das modalidades esportivas”.

O lançamento contou também com uma homenagem a sete pessoas que contribuem ou contribuíram para tornar a sociedade melhor a partir de seus atos. Os homenageados foram Ana Maria Braga, Irmã Dulce (in memoriam), Zilda Arns (in memoriam), Raí, Renato Aragão, Roberto Carlos e Sergio Valente, que receberam uma obra criada por Lara Iglesias, esposa de Valente.