Seis meses após anunciar a chegada de um escritório no Brasil, a CNN Worldwide está prestes a inaugurar seu estúdio no bureau de São Paulo, que será lançado em maio. Sob o comando da correspondente Shasta Darlington, o canal prepara a primeira grande cobertura do país com a Conferência das Nações Unidas Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro.
A CNN Worldwide já vem produzindo diversas reportagens sobre projetos sustentáveis ao redor do mundo. O material faz parte da série especial “Road to Rio – A Green City Journey”, realizado em parceria com a Siemens. Iniciativas verdes de Hong Kong, Nova Délhi e Beirute já foram relatadas no projeto.
Shasta chegou ao Brasil em outubro do ano passado para produzir reportagens sobre diversas áreas, desde cultura e esporte, à política e economia. No início de abril, Miguel Castro, cinegrafista da CNN Pequim, foi enviado ao país para acompanhá-la. No próximo mês, uma produtora também chegará para o lançamento do estúdio, que dará suporte à cobertura de grandes eventos.
A CNN possui 33 escritórios editoriais ao redor do mundo, sendo o Brasil o último entre os países do Brics onde a rede de notícias montou um bureau. O anúncio do país como sede da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 foram os grandes motivadores da decisão, afirma Shasta. “Já existe há alguns anos a ideia da CNN de crescer na América Latina. Com o crescimento da economia local e o anúncio de que o Brasil iria sediar não só a Copa, mas os Jogos Olímpicos, tiveram forte influência”, diz ela.
A estreia do bureau estava prevista para ocorrer ainda no ano passado, mas a explosão da Primavera Árabe entre países do Oriente Médio, em janeiro de 2011, postergou os planos do canal. O objetivo do escritório em São Paulo é gerar conteúdo sobre o país. Uma edição em português do canal de hardnews está fora dos planos da CNN, afirma Shasta. “A ideia é mostrar o Brasil e explicar o país para o mundo”, resume. Com o aumento do conteúdo editorial localmente, cresce a expectativa com faturamento publicitário. “Estamos prevendo aumento de 15% nesse ano em receita publicitária com o canal”, afirma Mauricio Rollo, diretor de vendas publicitárias da Turner Brasil, programadora da CNN.