O Brasil teve um crescimento de 50% em número de Leões conquistados em Print & Publishing, em relação a 2016. São 21 Leões contra 14 do ano passado, sendo quatro ouros, sete pratas e dez bronzes. As agências premiadas foram a AlmapBBDO, Ogilvy, Y&R,  Talent Marcel, J. Walter Thompson, Africa, Neogama e F/Nazca Saatchi & Saatchi. 

Divulgação

No total, o júri concedeu 89 Leões na competição,  que pela primeira vez incluiu a avaliação de livros.  A  campanha  “Mulheres Forbes”, da Ogilvy para a Forbes Brasil, ganhou Leão de Ouro e disputou o Grand Prix com  o vencedor ‘Oregon’/’Pensylvannia’/’Aviano’, do Burger King, criado pela David Miami, dirigida pelo criativo brasileiro Anselmo Ramos. A campanha criou as personagens Billie Gates, Marcia Zuckerberg e Carla Slim para chamar a atenção da presença ainda reduzida de mulheres na lista de bilionários da revista. As peças comparam cada empresário à sua versão feminina fictícia.  

“O nosso trabalho tem uma mensagem mais atual, duradoura, que todo mundo gostou muito. Já a campanha do Burger King teve um poder grande de viralização a partir do print. Outro fator que acho que foi predominante para a escolha do júri é que é uma campanha corajosa. Eu não participei da votação final, fiquei fora da sala. Mas  não tenho o que reclamar, ganhamos ouro “, contou Claudio Lima, CCO da Ogilvy e jurado brasileiro na competição.

Com a abertura para a avaliação de livros, duas publicações brasileiras foram premiadas: ‘The book of rock’ (uma prata e dois bronzes), da Almap para Kiss FM, e ‘The book of Wara’ná’ (um bronze), da F/Nazca para Guaraná.