Num curto debate sobre o futuro do Mobile promovido pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), Emi Gal, CEO do Teads Studio, apresentou quatro aspectos importantes do futuro em mobile: Interactive, Data Driven, Conversational e Cost-Effective.  A publicidade em mobile no futuro será, definitivamente, interativa. E vertical, de preferência, no formato do celular em pé, que segundo pesquisas traz 83% mais recall. Toda a publicidade será orientada por dados: um caminho sem volta, na direção da melhor contextualização, da melhor personalização. A publicidade mobile do futuro também será “conversacional” – a conversa com as marcas poderá ocorrer em qualquer momento da exibição do vídeo, tirando dúvidas, por exemplo, com chatbots a postos o tempo todo, e inclusive permitindo a compra em real time. Segundo Gal, a Inteligência Artificial tornará tudo isso possível, a partir da sua incomparável habilidade de aprender e acessar dados, tornando o custo-benefício de cada projeto publicitário em mobile cada vez maior. Gal fez uma verdadeira defesa da Inteliência Artificial, argumentando que hoje ela já tem capacidade superior do que seres humanos de detectar objetos, imagens e vídeos nas telas, amplia suas habilidades de fazer arte e vem sendo treinada na capacidade de “criar” com humor.  

O diretor digital e de inovação da Lufthansa, o alemão Torsten Wegener, mostrou para a plateia algumas de suas ideias de brand experiences em aviões da empresa.

“O que temos que criar é experiências digitais de valor e significativas para os clientes, estamos nos tornamos mais do que nunca empresas de tecnologia”, disse o executivo.

Segundo ele, há marcas que já usam o ambiente dos aviões para realizar conferências em streaming, ou transmitir um desfile de moda. São novas maneiras de fazer publicidade permitidas pelo inusitado ambiente dos aviões. Viajantes da Lufthansa hoje já podem acessar, por exemplo, informações sobre seus vôos em seus relógios da Apple.

“No futuro, telas serão telas, não importa de que plataforma estamos falando. No futuro da publicidade em mobile, a meca será se dirigir a indivíduos”, comentou.

E como criar projetos para mobile no futuro, nas agências de publicidade?

“Os times criativos terão de trabalhar junto com engenheiros, em silos, para criar projetos baseados em Inteligência Artificial. E os projetos serão tão bons quanto forem os seus dados.”, concluiu.

Se computadores serão capazes de fazer tudo no futuro? Quase isso. Criatividade e empatia continuam exclusividades humanas, na opinião dos participantes do debate. Por enquanto.