Os 14 jovens brasileiros selecionados pelo programa Young Lions Brazil, realizado pela Editora Referência (que edita o PROPMARK), com apoio do jornal O Estado de S.Paulo (representante oficial do Cannes Lions no Brasil) e que conta com a coordenação do publicitário Emmanuel Publio Dias, disputaram com cerca de 500 jovens, de diferentes nacionalidades, cinco das sete áreas da competição no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.   

Mesmo com a conquista de apenas um prêmio este ano, o Brasil continua em primeiro lugar no ranking com 17 medalhas, seguido pela Itália com 12 e Portugal com 11. A medalha de ouro foi para a dupla de film, Eduardo Lubiazi, diretor de cena da The Youth, e Luiz Paccillo, redator da CP+B. Os jovens desenvolveram um trabalho para a instituição que organiza o Grammy Awards para tratar das dificuldades que a música possui hoje em dia, com a pirataria e o downloads grátis. “Com o briefing, chegamos a conclusão que tínhamos que mostrar para as pessoas que sem o apoio delas, aquilo que elas gostam vai sumir. Apostamos em uma solução bem literal, pois a partir do momento que você baixa uma música, ela realmente some”, revela Lubiazi.

Alê Oliveira

O Brasil também concorreu nas áreas de Cyber, Mídia, Print e Anunciante, mas não chegou a conquistar medalhas. Entre os países mais premiados nesta edição estão a Áustria com quatro medalhas de prata nas áreas de Print e Design, e Reino Unido, com também quatro medalhas de prata nas áreas de Mídia e PR. Países como Itália, Equador, Austrália, Estados Unidos, Hungria, Costa Rica, Irlanda, Portugal, Holanda, Argentina, Dinamarca, França e Eslováquia também conquistaram prêmios. “Toda a equipe brasileira era muito boa. Competir com cerca de 50 países não é fácil. É muito difícil ganhar. Estar aqui e ser escolhido um Young Lions já é uma vitória”, afirma Publio Dias.