Com um forte uso de mídias sociais e do universo digital, a Coca-Cola lançou a Expedition 206, espécie de reality show sem TV, como definiu um de seus executivos, que levará três viajantes a mais de 200 mercados, onde a multinacional comercializa seus produtos. Nove pessoas disputam as três vagas que terão os vencedores definidos através de uma votação que já está aberta no site e será encerrada no próximo dia 6. Os três escolhidos vão percorrer mais de 150 mil milhas, entre Aruba e Zimbábue, durante todo o ano de 2010, buscando histórias de felicidade.

A Expedition 206 vai começar no dia 1º de janeiro em Madri e terminará com uma grande festa no museu mundial da Coca-Cola, em Atlanta, no dia 31 de dezembro de 2010. Tudo será documentado e transmitido em um blog, com fotos e vídeos, e ainda nas redes sociais.

Shay Drohan, vice-presidente de bebidas gaseificadas da The Coca-Cola Company, destacou que a empresa sempre tentou expressar o lado positivo do mundo em suas campanhas. “E a Expedition 206 dá a oportunidade de celebrar o otimismo e a felicidade em escala global, mas de uma forma bastante pessoal. Dividir histórias sobre o que faz as pessoas felizes  é uma maneira única, na qual podemos dar vida à campanha ‘Open Happiness’”, comentou o executivo, citando a ação da multinacional que foi veiculada em todas as mídias tradicionais e no Brasil teve o nome adaptado para “Abra a felicidade”. A ideia é que a expedição dê vida à “Open Happiness” da Coca-Cola na medida em que os viajantes forem visitando pessoas de diferentes culturas, documentando suas experiências e dividindo histórias de felicidade colhidas durante a jornada.

“Esta mistura de mídias sociais – galerias de fotos online, videoclipes, blogs, microblogs e redes sociais – combinada com a incrível jornada, com viajantes entusiasmados e o tema da felicidade, é uma forma grandiosa para a Coca-Cola se conectar com as pessoas ao redor do mundo”, disse Adam Brown, diretor de comunicação digital e mídias sociais da The Coca-Cola Company.

“A adoção global das mídias sociais nos permite trabalhar ao longo de um ano uma espécie de reality show, mas sem a TV”, avaliou.. As pessoas terão um papel importante através da participação online em todas as etapas da jornada, começando com a oportunidade de escolher o time que participará desta expedição. Depois de uma longa busca, a Coca-Cola selecionou nove finalistas, mas os fãs é que decidirão os integrantes da Expedition 206.

E a ideia é transformar os fãs da Coca-Cola em uma espécie de agentes de viagem dos participantes da expedição, dando sugestões de onde os viajantes poderão ir, do que fazer e quem visitar em cada um dos mercados, tudo através do site da campanha e das redes sociais nas quais ela participará. A expedição fará paradas em cidades grandes e pequenas, visitando pessoas comuns e eventos globais como os jogos olímpicos de inverno em Vancouver, no Canadá, e a Copa do Mundo da África do Sul, além da World Expo 2010, em Xangai, na China. Entre os finalistas que disputam uma vaga na expedição estão pessoas dos Estados Unidos, Canadá, China, México, Austrália, Alemanha,  Bélgica e Dinamarca, com um grupo eclético que inclui um professor, um produtor de filmes amador, um produtor de mídia digital, estudantes, entre outros.

por Teresa Levin