Coca-Cola lança campanha contra a obesidade nos EUA


A nova campanha da Coca-Cola nos Estados Unidos toca em um ponto importante da saúde pública do país: a obesidade. Os filmes mostram como a empresa de bebidas, a maior do ramo no mundo, tem atuado contra o problema e como os consumidores podem queimar as calorias consumidas e manter um alto nível de bem estar.

O primeiro da série, intitulado “Coming together” (algo como “Agindo juntos”, em tradução livre), foi ao ar na última segunda-feira (14) na televisão americana, pedindo que os consumidores atuem juntos para combater a obesidade. A companhia apresenta suas ações para reduzir os índices de obesidades no país, como a produção de bebidas menos calóricas e em doses menores.

“Todas as calorias contam. Não importa de onde elas vêm”, diz a narradora do comercial. “Se você consume mais calorias do que gasta, vai ganhar peso”, continua. Há também a página oficial da campanha no site da Coca-Cola. Um segundo filme, intitulado “Be OK” (“Esteja bem”, em tradução livre), estreia nesta quarta (16) e apresenta uma série de atividades que os consumidores podem fazer para eliminar as 140 calorias contidas em uma lata de Coca-Cola.

Esta é a primeira vez que a Coca-Cola aborda o assunto da obesidade em comerciais de televisão. A empresa, porém, é frequente alvo dos críticos, que a responsabilizam em parte pelo problema do sobrepeso nos Estados Unidos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgaram dados no início de 2012 indicando que mais de um terço da população adulta americana era obesa e que quase 17% dos jovens entre 2 e 19 anos também eram afetados pelo problema.