Coca-Cola, Samsung e Adidas são as marcas mais lembradas das Olimpíadas, segundo estudo
Pesquisa da Okiar e QuestionPro ainda aponta que ginástica ultrapassou o futebol, se tornando a modalidade queridinha dos brasileiros
A Okiar, em parceria com a QuestionPro, realizou um levantamento sobre o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 em pilares como hábitos e opiniões, desempenho de marcas e desempenho de esportistas. Coca-Cola foi a marca mais lembrada por 60% dos brasileiros durante as Olimpíadas, seguida da Samsung (49%), Adidas (48%), Banco do Brasil (40%), Vivo (38%), Heineken (33%), Claro (30%) e Betano (29%), além disso, mais da metade dos brasileiros afirmou ter experimentado um novo produto de uma marca por ela ter aparecido de alguma forma nos Jogos Olímpicos e cerca de 70% disseram que é provável que recomendem uma marca patrocinadora das competições.
O estudo apontou que a televisão tradicional foi o dispositivo usado por metade dos brasileiros para assistir aos jogos (47%) e dois terços dos brasileiros têm assinatura de algum streaming para assistir esportes, com destaque para a GloboPlay como escolha da metade dos assinantes.
Levando em conta o recorte sobre os Jogos Olímpicos, a pesquisa destacou que mais de 90% dos brasileiros assistiram alguma transmissão esportiva desta edição, e quando perguntados sobre o principal canal em que assistiram, 36% ponturaram a TV Globo, seguida pela Cazé TV, com 32,6%. Além disso, a CazéTV venceu a TV Globo nas regiões Centro-Oeste e Norte, ficando em segundo lugar nas outras regiões.
Ainda de acordo com o levantamento, a ginástica se tornou a modalidade queridinha dos brasileiros nestas Olimpíadas com 74% das menções, ultrapassando o futebol (66%). Em terceiro lugar, com 56% apareceu o skate. "Tais dados nos mostram que o comportamento do brasileiro tem passado por transformações, principalmente por conta das redes sociais e pela ausência do futebol masculino nesta edição", diz Rafael Delgado, diretor da Okiar.
Quando perguntados sobre qual o primeiro nome que vem à cabeça, Rebeca Andrade despontou em primeiro lugar, com 45,5% de todas as menções, seguida por Gabriel Medina (10,5%) e Marta (7,6%).
Além disso, os participantes da pesquisa também afirmaram que comprariam um produto ou serviço indicado por atletas olímpicos e 83% das pessoas revelaram que comprariam um produto ou serviço indicado por Flavia Saraiva, seguida de Rayssa Leal (77%), Rebeca Andrade (76%), Isaquias Queiroz (73%), Gabriel Medina (71%), Marta (71%), Beatriz Souza (68%) e Jade Barbosa (63%).
Em relação às casas de apostas online, cerca de 60% dos brasileiros dizem ter feito aposta em alguma modalidade olímpica. Apenas um terço afirma nunca ter feito nenhum tipo de aposta online.
(Crédito: Foto de James Yarema na Unsplash)