Colaborações, programas e projetos: como será o 2024 do Podpah
Com o planejamento de aumentar seu faturamento em 30%, hub de conteúdo pretende explorar novos mercados
Foi-se a época em que o Podpah se resumia a um podcast da internet. Com novos programas, milhões de telespectadores, o canal se firmou como um hub de conteúdo há quase dois anos e planeja voar ainda mais alto em 2024.
Com a meta de aumentar em 30% o faturamento de 2023, quando a empresa encerrou o ano com R$ 25 milhões, o Podpah anunciou o seu primeiro passo com a parceria com a Batalha da Aldeia, que vai assumir a programação de segunda-feira, antes ocupado por Igor Cavalari e Thiago Marques, conhecidos como Igão e Mítico.
Além do espaço e transmissão, o hub também contribuirá com a infraestrutura e aumento da premiação, que será o dobro tanto para os participantes quanto para o prêmio final.
"O hip hop é arte e ele está em tudo. É o local onde a gente se encontra com os nossos. Além disso, essa é uma arte que salva porque ela dá rumo para quem vive essa cultura. Para essa parceria, a gente quis entender como estava a situação da batalha e entender as necessidades", afirmou Igão.
Outro plano do canal é a transmissão do Festival Plantão, que acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, em Fortaleza, e contará com 10 horas de transmissão para os mais de 7 milhões de inscritos no Youtube.
Seguindo a operação de 2023, o Podpah será responsável pela estrutura e cobertura do evento, além de receber os nomes do lineup em um cubo montado no local dos shows para um bate-papo após as apresentações.
"Neste ano nós vamos seguir a linha de sempre trazer novidades e fortalecer a cena. Estamos com Plantão e já tem outros festivais aparecendo. Nós estamos sempre estudando as possibilidades porque é difícil fechar essa conta por ser uma operação muito cara, mas estamos sempre fazendo esse esforço para trazer as marcas, pagar essa conta e fazer acontecer", explicou Victor Assis, CEO do hub.
O Podpah também estará no Rock in Rio, que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro.
A essência estampada em colaborações
Neste ano, o Podpah também terá novidades em relação à colaborações com marcas como a Oakley e uma de artigos esportivos, ambas previstas para serem lançadas no final do ano. Com a primeira, a collab vai coroar uma relação que já está sendo construída a anos não só com o canal, mas com a vida pessoal de Igão e Mítico.
"Essa é uma colaboração que tem história. O Igão, por exemplo, tem uma história com a Oakley, então nós não estamos forçando nenhuma barra com isso. Estar na mesa com os executivos da marca, discutindo e opinando sobre as coisas é algo incrível sabe? Ainda mais para para dois meninos que vem da periferia e tem uma história de superação gigante. A Oakley trabalha com nomes como MBappé, por exemplo, e poder colocar o Podpah nessa lista é muito legal. No fim do dia, isso mostra o reconhecimento da nossa marca e do nosso trabalho, que foi de grão em grão", contou Rafael Romano, head de marketing do Podpah.
No início do ano, os apresentadores do Podpah estiveram com a marca nos EUA para conhecer a sede de Los Angeles e iniciar o processo de seleção de produtos, além de terem ido assistir ao SuperBowl, em Las Vegas.
As conversas sobre a colaboração entre Podpah e Oakley começaram há alguns meses, mas no início deste ano, o público pôde ter acesso à um dos óculos por meio de um spoiler dado de forma espontânea pelo rapper Travis Scott durante uma partida da NBA.
"Nós conhecemos tudo lá, vimos os óculos que eles vão lançar e eles pediram a nossa opinião. No caso do Travis Scott, ele foi no escritório na semana seguinte e viu o óculos, mas não era para ter vazado, não era pra ele estar usando. Ele simplesmente olhou o óculos, gostou e foi pro jogo. Não foi nada combinado, tanto que a gente só ficou sabendo porque mandaram para a gente", relembrou Mítico.
O Podpah tem se feito presente nos maiores eventos esportivos globais como a Copa do Mundo, e com os Jogos Olímpicos de Paris deste ano não será diferente.
Em julho, Igão e Mítico vão desembarcar na capital francesa ao lado de um time de criadores de conteúdo como Valen Bandeira e Matheus Costa para protagonizarem o projeto 'Paris é brasa', feito em parceria com a Play9, Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o YouTube.
A iniciativa, desenvolvida em formato de branded content, irá mostrar os bastidores e curiosidades sobre a participação do Time Brasil ao longo da competição, além de contar com uma programação ao vivo promovida pelas marcas patrocinadoras na página inicial do YouTube.
Novos programas e um novo mercado
Em 2022, o notícia que o Podpah havia se tornado um hub de conteúdo veio junto do anúncio de um novo programa na casa, o Rango Brabo, apresentado por Diogo Defante.
Hoje, o canal já soma o 'Quebrada F.C', apresentado por Rafael Vieira — conhecido como Jukanalha — e o 'Podpah Visita', comandado por Pedro Scooby, mas, para 2024, a grade vai somar mais duas atrações: a 'Batalha da aldeia' e mais um programa que terá uma mulher como protagonista, que ainda está em negociação e deve ser lançado no segundo semestre.
"Essa é uma estratégia nossa como hub de conteúdo. Então nesse semestre temos o BDA como novidade, um outro programado para o segundo e já estamos iniciando conversas sobre um projeto para 2025, que vai ser diferente de tudo que estamos fazendo", revelou Romano.
O ano também será marcado pela entrada do Podpah no mercado da educação por meio de uma parceria com uma instituição de ensino superior. "Ainda não podemos falar o que é, mas esse é um projeto que tem muito a cara do Podpah. Nós vamos começar a gravar as campanhas e elas terão divulgação em mídia OOH. Além disso, esse projeto vai ter um gancho para a nossa vertical Podpah Social, anunciada no ano passado e que hoje conta com um comitê. Nós estamos começando a explorar um mercado novo e importante", completou Assis.
Na agenda do hub de conteúdo, também consta a realização da segunda edição da PodParty, a festa proprietária do canal que acontecerá em outubro e, no ano passado, contou com a presença de marcas como Ambev, Oakberry, Cabana Burger, Pernod Ricard e Red Bull.