Coletiva completa um ano de mídia aeroportuária

Há um ano a Coletiva – Ideias para o Futuro surgia no mercado como a primeira empresa a desenvolver um modelo de mídia aeroportuária que, além de comunicar, valorizava a sustentabilidade. De lá para cá, a união da publicidade a questões sustentáveis vem sendo feita por meio da coleta seletiva de lixo realizada a partir dos mobiliários desenvolvidos pela empresa especialmente para dez aeroportos do Brasil, totalizando, hoje, 989 telas publicitárias instaladas em pontos comandados pela Infraero.

De acordo com o diretor-associado da Coletiva, Claudio Santos, o modelo é considerado uma “mídia sustentável”, pois atende a três pilares fundamentais da sustentabilidade: a ambiental, por contribuir com a coleta seletiva de lixo, garantindo o descarte correto de resíduos; o social, pois todo o resíduo recolhido é entregue a cooperativas de catadores, que têm sua renda complementada; e o econômico, uma vez que o investimento financeiro nesta mídia garante o desenvolvimento dos demais aspectos da cadeia.

“Funcionamos como uma mídia sustentável, que tem uma equipe dedicada a cada aeroporto onde estamos presentes, coletando diariamente os resíduos para serem destinados às cooperativas. Com isso, mais de 200 toneladas de resíduos já foram coletadas e resultaram em mais de R$ 170 mil para as cooperativas”, conta o executivo, lembrando que o modelo desenvolvido pela Coletiva é exclusivo para a Infraero.

Parcerias
Embora tenha sido fundada há um ano, a disponibilização de publicidade nos painéis da Coletiva teve início em janeiro. De lá para cá, mais de 30 marcas já anunciaram nos espaços, entre elas Gol Linhas Aéreas, Hyundai, Netshoes, SporTV, Bradesco, Ariel, Citibank, Cinemark, CNA, Multishow, Correios e Heineken, entre outras.

Ao todo, mil pontos de publicidade administrados pela Coletiva, entre modelos horizontais, verticais, estáticos e móveis, estão distribuídos entre os aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Internacional de Salvador, Internacional de Porto Alegre, Internacional de Recife, Internacional de Curitiba, Internacional de Fortaleza, Internacional de Manaus, Internacional de Cuiabá e Aeroporto da Pampulha.

No ano passado, estima-se que o público impactado pelos anúncios nesses pontos tenha sido de 74 milhões de pessoas. Em relação às cooperativas de catadores auxiliadas pela Coletiva, são 16 parceiras até o momento, num total de 450 pessoas beneficiadas pelo sistema. “Além da exposição da marca, geramos resultados mensuráveis ambientais e sociais”, ressalta Santos.