Coletivo quer democratizar fotos de pessoas LGBT+ em campanhas de Natal
Três meses após lançar o primeiro banco de imagens LGBTQIA+, o projeto Tem que Ter apresenta ao público a coleção temática Presente de Verdade, um manifesto pela representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ nas propagandas de Natal.
A coleção, criada em parceria com alunos da ESPM de Porto Alegre, conta com 60 fotos autorais e exclusivas, que retratam pessoas LGBT reais em festas de final de ano, propondo assim, um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.
“A família é o centro das festas de final de ano e, também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós LGBTQIA+ estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família”, afirma a fotógrafa Luísa Reverey.
As fotografias, bem como as outras coleções do Tem que Ter, estão disponíveis para download gratuito no site do projeto.
Para Fernanda Sanchis, aluna da ESPM e uma das criadoras do projeto, a presença LGBTQIA+ na propaganda brasileira é quase nula e as poucas manifestações que fogem do padrão heteronormativo acabam, muitas vezes, reforçando estereótipos. “As mensagens criadas por marcas, negócios e agências de publicidade possuem impacto social, e podem ser utilizadas como ferramentas de promoção da diversidade.”