Coletivo de criativos faz campanha para patrocínio ao Gavião Kyikatejê Futebol Clube
Filme também questiona expressão 'time de índio', utilizada recentemente por um técnico de futebol
Um grupo de publicitários brasileiros se uniu voluntariamente para criar uma campanha para o Gavião Kyikatejê Futebol Clube, o primeiro time de futebol profissional do Brasil formado por jogadores indígenas.
Fundado em 2009, o Gavião Kyikatejê cumpre todas as normas da CBF para que seja considerado profissional, mas nunca teve patrocinadores oficiais. A iniciativa abre cotas de patrocínio e convida marcas a apoiarem o time por meio de ações de marketing esportivo.
O coletivo se reuniu depois que um conhecido técnico de futebol da Série A, se referiu aos indígenas de forma grosseira para fazer uma alusão à desorganização do seu time em campo. A frase "não é um time de índios", causou controvérsia e estampou manchetes de jornais.
Embora tenha se desculpado publicamente, a fala do técnico expôs um problema recorrente no discurso público: a falta de letramento em relação aos povos originários do Brasil.
Os criativos Victor Toyofuku, Yohanna Ioshua e Henrique Louzada convidaram Thiago Balma, sócio-produtor executivo e a Luiz Whately, diretor de cena associado da produtora Balma Films, para desenvolver a campanha para promover o time indígena e questionar antigas ideias.
Ao percorrer caminhos criativos, o grupo foi envolvendo outros parceiros para participar do projeto. Filmado em 16mm pela Balma Films, o filme ganhou cenas de animação produzidas pela Dirty Work e trilha produzida pela Bumblebeat. A finalização foi um trabalho da pós-produtora Cuadro Post.