Prêmio Colunistas entrega troféus no Rio
Na última quarta-feira (7), 700 profissionais se reuniram no Vivo Rio para a entrega da 30a edição do Prêmio Colunistas Rio 2011, realizado pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade (Abracomp). Foram entregues, numa mesma noite, os diplomas das três modalidades do prêmio – Propaganda, Promo e Design – e revelados os votos secretos dos jurados de Propaganda para os oito Grandes Prêmios Propaganda escolhidos entre os trabalhos premiados com medalhas de Ouro.
“Ver 700 pessoas na festa do Colunistas é sinal de duas coisas: do crédito que o prêmio continua tendo como termômetro da qualidade criativa da indústria da comunicação, mesmo depois de 30 anos no Rio e 44 no Brasil, e do reaquecimento do mercado carioca”, disse Márcio Ehrlich, vice-presidente da Abracomp e mentor da premiação nas últimas três décadas.
Parachute, da NBS para CCAA levou o Grande Prêmio de Televisão e Cinema. Na categoria Rádio, venceu Conjuntura”, da Agência3 para FGV, e a mesma agência levou o GP de Mídia Impressa com a campanha Lugares, para Shangri-lá. Em Mídia Exterior, Mub Aquecido , da Artplan para Embratur foi o GP revelado na noite de ontem, e a mesma Artplan levou o GP de Mídia Alternativa com O Cofre de Um Real, para Hebara/Raspadinha do Rio. A NBS levou o GP de Mídia Digital, com o projeto Tweet Uma Nuvem”, para o Galleria Shopping, e também conquistou o GP de Website com Instinto Pegador, para seu cliente Bob’s. Viva Positivamente, da Ogilvy para a Coca-Cola, conquistou o GP de Case e Mídias Integradas.
Este ano, para marcar os 30 anos da premiação, a organização do Colunistas Rio decidiu homenagear os profissionais de criação veteranos Carlos Pedrosa, Lula Vieira, Marcio Ramos e Mauro Matos com o Prêmio Contribuição Profissional. Pedrosa, bem-humorado, chamou seu prêmio de Troféu Matusalem.
“ Foi um agradecimento a publicitários que fizeram a história da moderna publicidade brasileira, não abrindo mão da criatividade e da inovação na hora de vender os produtos de seus clientes”, explicou Ehrlich.
Em Propaganda, a Binder Visão Estratégica foi grande vencedora, e subiu ao palco com toda a sua equipe para receber seu prêmio de Agência do Ano.
“Damos muito valor a memória, por isso gostaria de homenagear os diretores de criação que nos ajudaram a construir a agência, que foram Delano D’Avila, Bob Gueiros, Alexandre Motta e agora Chico Abreia e Marcos Apóstolo”, disse Flávio Cordeiro, sócio e diretor de planejamento da agência.
Álvaro Rodrigues, agora diretor de criação da DM9 Rio, recebe seu diploma de Publicitário do Ano, enquanto Antonino Brandão, sócio e diretor geral de atendimento da NBS Rio, levou pra casa seu prêmio de Profissional de Propaganda do ano. A NBS teve o melhor desempenho criativo e a Coca-Cola recebeu o prêmio de Anunciante do Ano. O jornal Extra foi escolhido veículo impresso do ano e a rádio Mix FM, do grupo Dial, recebeu seu diploma de Veículo Eletrônico do Ano. Este ano foram selecionados entre os trabalhos inscritos 33 Ouros, 43 Pratas e 43 Bronzes. O júri foi formado por Marcio Ehrlich (vice-presidente da Abracomp), Armando Ferrentini (Presidente da Abracomp e da Editora Referência), Jomar Pereira da Silva (ALAP), Maria Alice Langoni (ESPM), Samantha Schmitz (Quiosque de Idéias), Claudia Penteado (PropMark/JC), Marcelo Lobo (WMcCann) e Marcelo Coli (Euro Rio).
Na área de Design, levou para casa o prêmio de Empresa de Design do Ano a Packaging Brands, e sua sócia, Marilu Schneider, recebeu simultaneamente o diploma de Empresária de Design do Ano. O Grande Prêmio de Profissional de Design do Ano foi entregue à dupla Bruno Richter e Victor Vicente, sócios da Camisa 10, que teve boa performance na premiação e conquistou o Grande Prêmio de Branding ou Design Corporativo com o Book Kiehl’s, criado para a L’Oreal. A Loja – eleita empresa de Design do ano no Colunistas Brasil – subiu ao palco para receber o GP de case de Design Ambiental do Ano pelo trabalho Verão no Morro, para a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. A Pândega levou o GP de Design Ambiental com o trabalho para o Prêmio Comer e Beber, da revista Veja Rio e São Paulo, enquanto as latinhas da séria Viva Positivamente, da Ogilvy para a Coca-Cola, conquistaram o GP de Design de Embalagem do Ano.
Na área de Promoção, recebeu o prêmio de Agência de Marketing Promocional do Ano a Rio 360, empresa da holding Clube, que também levou o GP de Grande Prêmio de Case Promocional do Ano com o projeto Boa de Samba para Antarctica. O Grande Prêmio de Empresário de Marketing Promocional do Rio foi entregue a um tímido Manoel Arthur Villaboim, da Expomídia, que recebeu alguns profissionais da empresa no palco para receber a premiação. Por sinal, um de seus clientes, Petrobras Distribuidora, foi escolhida Cliente de Promoção do Ano. O GP de Profissional de Marketing Promocional do Ano foi para Márcio Formiga, da Adma, empresa que também conquistou o GP de Evento Promocional do Ano com o Prêmio Atitude Carioca, da Rede Record. O projeto Chinelaria Rider, criação da Loja para a Rider, foi escolhido GP de Ação Promocional do Ano. Já a Script recebeu na noite de ontem (7/3) o GP de Melhor Ação de Marketing Direto, com a ação Devolução para a ONG Surfriders.
A Sonido foi a produtora com melhor desempenho criativo em Fonogramas e a Conspiração foi a produtora mais premiada no Colunistas.
Jardim e Giannini levam Prêmio Rogério Steinberg
O redator Renato Jardim, da NBS, e o diretor de arte Marcelo Giannini, da Loja, foram os profissionais de criação mais premiados no Colunistas Rio 2011 e levaram os diplomas de 1º lugar do Prêmio Rogério Steinberg – que computa os pontos por medalhas conquistadas no concurso.
Ao todo, 127 diretores de arte e 89 redatores foram premiados no Colunistas Rio – em Propaganda, Promo e Design. Desses, os10 mais premiados foram homenageados na festa de entrega, sendo que segundo e terceiro colocados também receberam diplomas no palco.
Em segundo lugar, entre os diretores de arte, ficou Marcello Noronha, da NBS, e em terceiro lugar, Marcos Siqueira, da Script. Entre os redatores, o segundo lugar foi para Miguel Genovese, ex-NBS e atualmente Terra e o terceiro para Cadu Vigília, hoje na África, em São Paulo.