Com ASMR e sons de casa e carro, Itaú questiona mitos sobre consórcio
Em seu primeiro grande movimento de mídia focado em consórcios, o Itaú Unibanco iniciou campanha que fica no ar até 20 de agosto. A ação tem filme em TV aberta, peças nas mídias digitais e de rua, além de parceria com influenciadores e a presença do ator e humorista Paulo Vieira em conteúdo nas redes sociais.
Criada pela DPZ&T e com o “Quem faz as contas, faz um Consórcio Itaú”, a campanha busca ampliar o conhecimento do público sobre os benefícios do consórcio para a aquisição de bens como carros, imóveis, motos e caminhões.
Em complemento à campanha de mídia, o banco oferece uma condição especial para a contratação do produto. Até o final de agosto, clientes que negociarem qualquer modalidade de consórcio têm desconto de 20% na taxa de administração. Clientes do Itaú podem fazer a contratação pelo app do banco.
Guilhermo Bressane, diretor de Marketing do Itaú Unibanco, comenta que os consórcios ainda são, em sua maioria, apenas a terceira opção na hora de comprar um imóvel ou veículo. “Decidimos fortalecer nossas comunicações relacionadas a seus benefícios e sobre como ele pode ser indicado para clientes que desejam se programar para realizar o pagamento de forma suave, planejada e reduzindo a propensão a endividamento. Nosso principal objetivo é dar mais clareza ao público para que ele passe a considerar essa modalidade sempre que pensar em adquirir um bem, além de priorizar o Itaú no momento de tomada de decisão”, afirma.
A iniciativa acontece em um momento que o mercado de consórcios tem se mostrado aquecido e chamado mais a atenção do público, sobretudo após as recentes altas na Selic. Em maio, o Sistema de Consórcios superou a marca de 8 milhões de consorciados em todo o Brasil pela primeira vez em mais de 60 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Consórcios (Abac).
A campanha elenca os benefícios da modalidade sem mencioná-la de início, fazendo uma alusão de que o nome “consórcio” seria um obstáculo a ser quebrado. Os dois filmes da ação feitos para a TV focam em situações cotidianas em que um som sempre encobre a palavra “consórcio”. Estratégia tem peças de OOH e desdobramentos no ambiente digital para as quatro categorias do Consórcio Itaú: carro, casa, moto e caminhão.
A presença nas mídias digitais reforçará o alcance das mensagens, com desenvolvimento feito pela MediaMonks. Com bom humor, a ação usa formatos que são nativos digitais para a construção da narrativa. Entre os influenciadores que participam da ação, está o ator e humorista Paulo Vieira. “Para conseguirmos desmistificar o assunto com todas as pessoas, queremos falar com elas de igual para igual. Nesse contexto, a cocriação de conteúdos com influenciadores em diversas plataformas é uma forma de trabalharmos nessa aproximação do produto com o público”, diz Bressane.
FICHA TÉCNICA – DPZ&T
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Consórcio Itaú
Campanha: Consórcio Itaú
Data da Produção: Julho 2021
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Laura Esteves
Direção de Criação: Silvio Amorim
Supervisão de Criação Digital: Rodrigo Porto
Criação: Silvio Amorim, Raphael Lucone, Tiago Zanatta, Sidney Braz, Laura Esteves, Rodrigo Porto, Marcelo Rios, Emilio Amora.
Atendimento: Ana Coutinho, Felipe Oliveira, Marcela Santos, Nathalia Marchi e Gabriela Oyas.
Planejamento: Fernando Diniz, Márcio Rodrigues, Mariana Sena, Marcela Leal e João Cordeiro.
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Henrique Arakaki, Thais Koenig e Jonathas Leonardo.
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Rodolfo Oliveira e Gabriel dos Santos.
RTVC: Ducha Lopes, Fabio Truci, Vanessa Nascimento, Fernanda Assato, Ana Ananias e Beatriz Thaina Souza.
Aprovação do Cliente: Guilhermo Bressane, Eduardo Tracanella, Natalia Barreira, Bianca Simões.
Produtora: Boiler Filmes
Direção: Dulcidio Caldeira
Produtor executivo: Marcella Féo
Atendimento: Carol Pivato | Babi Kosloff
Coordenação de produção: Marcella Féo | Rafaela Muniz | Glaucia Boaventura | Juliana Salviano
Assistente de direção: Bruno Roberti
Diretor de fotografia: Nixon Freire
Diretor de produção: Guilherme Valiengo
Montagem: Ricardo Quinta
Coordenador de pós: Fezão Barbieri
Finalizador: Rafael Barão
Pós produção: Derbi VFX
Color granding: Acauan Pastore
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Thiago Colli
Atendimento: Fernanda Costa, Carol Araújo e Renata Schincariol
Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty e Helton Oliveira.
Finalização: Carla Cornea, Pedro Macedo, Ian Sierra e Renan Marques.
Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Larissa Costa, Dudu Missono e Giu Tavares
Assistente de produção: Renan Marques
Locutor: Fernando Aragaki
MediaMonks
Título: Itaú Consórcios
Diretor Geral: Caio Del Manto
Diretora Executiva de Criação: Luciana Haguiara
Diretor de Criação: Paulo Yanaguizawa
Criação: Michel Martins, Mayara Ribeiro, Matias Marcossi, Guto Campello
Atendimento: Marina Porto, Juliana Pastori, Leonardo Fernandes
Planejamento: Daniel Kolb, Thiago Nascimento
Social: Douglas Campos, Thiago Queiroz, Henrique Gil
Data: Cezar Gomez
Aprovação do cliente:
Produtora: Geral Filmes
Direção: Pedro Knoll
Assistente de Direção: Pedro Sokol
Produção Executiva: Bruno Gottardi
Produtor: Renato Angello
Direção de Fotografia: Pedro Knoll
Direção de Arte: Daniela Cortez
Figurino: Karina Kohatsu
Atendimento: Bruno Gottardi
Montagem: Pedro Knoll
Pós Produção / Finalização: Geral Filmes
Correção de cor: Gigio Pelosi
Produtora de Áudio: Carbono Sound Lab
Produtor Musical / Trilha: Zé Godoy
Desenho de Som: Ricardo Wey
Coordenação: Ligia Barros
Atendimento: Gabi Takan