Com diferentes ativações, empresas marcam presença em festas juninas

As comemorações de São João representam um momento propício para as marcas desenvolverem ações de patrocínio às festividades

As festas juninas fazem parte da cultura brasileira há anos e impressionam com os diferentes números em torno de valores investidos, pessoas impactadas, atrações, ativações e marcas. Diversos estados brasileiros possuem comemorações durante os meses de junho e julho, porém a região Nordeste se destaca, principalmente, pela quantidade e grandiosidade de comemorações juninas. As festividades duram vários dias e impactam milhões de pessoas.

O São João de Caruaru, em Pernambuco, espera receber 3,5 milhões de pessoas em 72 dias, além de 1,2 mil atrações. Com um investimento em torno de R$ 40 milhões, o evento tem uma movimentação estimada em R$ 650 milhões. Já o São João de Campina Grande, na Paraíba, deve reunir 2,5 milhões de pessoas entre os dias 29 de maio e 30 de junho.

O São João da Thay tem chamado a atenção nos últimos anos e teve a sua sexta edição neste ano, no Maranhão. O evento é idealizado pela empreendedora social, produtora de conteúdo e apresentadora Thaynara OG, em parceria com a agência de comunicação Waví. A iniciativa recebeu 25 mil pessoas entre os dias 8 e 9 de junho, e movimentou cerca de R$ 15 milhões, fomentando o turismo local e impactando a vida de crianças, adolescentes e jovens com ações em prol de seus direitos.

Com quase 15 dias, a ação contou com shows de Pabllo Vittar, Wesley Safadão, Alceu Valença, Ananda Paixão e Zaynara, além de manifestações da cultura popular. Pela primeira vez, uma atração internacional participou do São João da Thay, o cantor mexicano Cristian Chávez, do grupo RBD.

O São João da Thay contou com mais de 28 marcas patrocinadoras e teve transmissão ao vivo para estados do Nordeste e para o Pará, pela TV Mirante. O evento teve momentos icônicos como o encontro entre o Bumba Meu Boi e o Boi Bumbá, e a inédita “spoiler night” do novo filme da Disney e Pixar, ‘Divertida Mente 2’.

Com muita música, dança e comidas típicas, o São João é um momento propício para as marcas desenvolverem ações de aproximação com os brasileiros, em um dos momentos mais conhecidos do país. Com campanhas estrategicamente alinhadas à comunicação de cada empresa e com diferentes objetivos, as marcas têm apostado nas comemorações juninas e desempenhado papel fundamental ao patrocinar e apoiar os eventos.

Criada em 1991 para o Nordeste, Deline conta com 33 anos de história e é vice-líder em vendas de margarinas no Brasil. Segundo a empresa, o Nordeste representa 35% do mercado de margarinas nacionalmente, apresentando durante os meses de junho e julho os maiores picos de consumo. Diante isso, a marca mantém uma presença constante nas principais festas juninas da região.
Este ano, a Deline está patrocinando o São João de Caruaru, o São João de Arcoverde e a Festa do Cuscuz Gigante, além de outras oito celebrações do circuito. “Ser a patrocinadora de festas tão significativas para a região, além de uma honra, é reflexo dos nossos esforços em nos conectar cada vez mais com o público nordestino e fomentar ainda mais a economia local”, conta Marina Secaf, gerente-executiva de marketing de Deline.

No São João de Caruaru, a marca construiu a Casa Deline, um espaço de 25m² com ativações e interação com o público. Além de, pelo segundo ano consecutivo, patrocinar o São João de Arcoverde, o segundo maior do estado.
Já no Circuito das Comidas Gigantes, tradição regional há mais de 30 anos, em Caruaru, a marca é patrocinadora exclusiva do maior cuscuz do mundo, o Cuscuz Gigante, produzido em uma cuscuzeira de quatro metros de altura e estimativa de peso de uma tonelada.

Além disso, este ano, contam novamente com a Kombi Deline, que circula por pontos estratégicos de Caruaru, Campina Grande e Arcoverde com delícias
juninas feitas com as margarinas Deline e brindes para o público.
Também está em veiculação na TV aberta em todo o Nordeste, a nova campanha publicitária da marca com as celebridades Elba Ramalho e Márcio Victor (vocalista da banda Psirico). “Estar presente nas festividades de São João no Nordeste é de extrema importância para nós, uma vez que isso nos aproxima e conecta cada vez mais com o nosso principal público”, afirma Marina.

Além dos patrocínios e ativações, Deline também apresentou duas novidades: a embalagem edição especial de São João para todo o portfólio, que conta com produtos de 250 g, 500 g, 1 kg, 3 kg e 15 kg, e a nova Deline Milho, a margarina sabor milho da marca, exclusiva para as regiões Norte e Nordeste, indo ao encontro de um levantamento realizado pela marca que aponta que o Nordeste possui a maior frequência de consumo de milho no país, com 25,8% ante 11,9% do Brasil.

Deline conta com diferentes parceiros para campanhas e ativações. A Agência Estalo é responsável pelas ativações de patrocínios e brand experience da marca, Africa Criative fica à frente da campanha de publicidade e comunicação, Weber Shandwick em relações públicas e Essence Match em CRM.

A Perdigão é patrocinadora oficial do São João de Caruaru pela primeira vez, embora a marca já esteja presente em outros eventos da região, como a Copa do Nordeste e, anteriormente, o São João da Thay. A empresa também marca presença em outras festas juninas em São Paulo.

Durante a festa em Caruaru, a Perdigão apostou na variedade de comidas típicas preparadas com a qualidade e sabor dos produtos da marca. Segundo a empresa, o Nordeste é responsável por 26% do consumo nacional de produtos da companhia e, quando se trata de embutidos, este percentual sobe para 42%.

“Estar presente no São João de Caruaru é uma forma de reforçar a identificação da marca com a cultura nordestina. É uma festa do povo que se orgulha de suas origens, gastronomia e música. Para a Perdigão, participar é uma maneira de fortalecer nosso posicionamento de Comer Junto, que nos aproxima ainda mais do público nordestino”, diz Rafael Gonçalez, gerente-executivo da Perdigão.  Para as ações de São João, Perdigão conta com as agências parceiras AlmapBBDO e Ampfy.

A Natura preparou diferentes ações para o período. A campanha para as festas faz o convite ‘E se seu cheiro fizesse uma festa?’, promovendo experiências e conexões do público com a marca. A empresa fez uma parceria com a artista visual pernambucana Joana Lira para ilustrar a campanha de São João deste ano, com o objetivo de “materializar as cores, os cheiros e as memórias afetivas que os festejos evocam”.

Para o São João de Campina Grande, a marca desenvolveu a Vila Natura, onde proporciona uma experiência de bem-estar e entretenimento, tendo como destaque os produtos queridinhos da Casa de Perfumaria do Brasil. As pessoas que visitarem os espaços, dentro da ativação de 100 m², terão contato com Kaiak, que, segundo a empresa, é líder em perfumaria masculina por todo o Nordeste, além de outras marcas conhecidas da perfumaria da Natura, como Essencial, Humor e Luna.

Complementando a experiência no espaço, há uma área exclusiva para maquiagem, com os famosos Una e Faces, para quem deseja retocar a make entre os shows. A Vila Natura é um espaço 360º, interativo e com oportunidades para fotos, que oferece experimentação de produtos, experiências imersivas e jogos divertidos que podem resultar em diversos prêmios da marca.

Este é o segundo ano que a Natura participa ativamente de festividades no Nordeste. Em 2024, a marca está presente em Campina Grande (PB), Amargosa (BA), Irecê (BA) e Gravatá (PE). “Acreditamos que essas festas têm o poder de criar momentos memoráveis para nossos clientes. Esperamos proporcionar experiências surpreendentes e encantadoras. A ideia é celebrar os festejos juninos e essa nossa conexão com clientes nordestinos - uma região importantíssima para nós”, diz Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação Natura Brasil.

Leia a matéria completa na edição de 17 de junho do propmark