O portal MSN está não apenas de cara atualizada, mas totalmente reformulado. A Microsoft abre nesta segunda-feira (8) uma nova versão do site, que deixa de ser um captador de conteúdo para se tornar “um hub de toda a vida digital do consumidor”, segundo diretor de advertising online da Microsoft, Marcos Swarowsky.
O executivo contou ao propmark que a mudança não foi apenas no design e programação, mas sim de estratégia e funcionalidade, ligada diretamente à evolução da Microsoft, que “está em uma nova fase, mais transformadora e com foco muito forte em mobile e cloud computing”, e espera integrar todos os seus serviços: Windows 8, MSN, Office, Xbox, Windows Phone, entre outros.
A chave do novo MSN não é o layout reformulado e semelhante ao do Windows 8, mas sim a integração multiplataforma da qual o site agora faz parte. As novidades podem ser divididas entre conteúdo e funcionalidades.
A área de conteúdo também passa por uma gigantesca mudança estratégica. O MSN abandona praticamente toda a criação e passa a indicar já na capa quem são seus parceiros de conteúdo. Além disso, o site passa também a se dedicar mais à curadoria não apenas de notícias, mas também de conteúdo frio e atemporal para destacar em uma de suas dez editorias.
“Nos últimos dez anos tínhamos uma estratégia competitiva frente a outros portais, com compra e criação de conteúdo de agências e outros parceiros. Segundo dados da comScore, cerca de um em cada três internautas brasileiros acessa a homepage do MSN ao menos uma vez por mês. Agora passamos por uma mudança muito grande: não queremos mais competir com os portais, mas sim ser um hub da vida digital, com conteúdo dos principais produtores e parceiros globais e mundiais”, diz Swarowsky, citando Exame, Forbes e Reuters como alguns dos 1.200 parceiros mundiais.
Os tamanhos de anúncios na página seguem a padronização do IAB (Interactive Advertising Bureau), mas a página também possui espaços premium, especialmente no topo, como o “skyscraper” do YouTube. “Teremos o maior espaço expandido da internet mundial. A ideia é ir para as agências e anunciantes e trazer o lado criativo deles, que está meio dormente”, comenta o executivo.
Para o usuário final, a principal mudança é funcional. Agora, se logando com sua conta Microsoft, o internauta tem acesso a todos os serviços da companhia, como email (via Outlook), Skype, Bing, OneNote, Word, PowerPoint, Excel, OneDrive e Xbox Music. A ideia se estende também para redes sociais de outras empresas, como Facebook e Twitter. A sincronização com o Windows Phone e seus aplicativos também se dará de forma automática. “Isso é muito mais a nossa praia: levar um serviço integrado, voltado para a produtividade e aliado ao conteúdo”, diz Swarowsky.
Com a oferta de serviços, é esperado o aumento no número de usuários logados, o que melhora também a capacidade de segmentação de audiência. “A expectativa é que esse número no mínimo dobre para promovermos um targeting apurado e efetivo para anunciantes e agências. Cruzamos dados do Serasa Experian com a nossa base para oferecermos a maior segmentação geográfica, socioeconômica, demográfica e psicográfica possível”, conclui.