'Fizemos história' foi assinada pela agência Wieden+Kennedy SP

O Fluminense anunciou recentemente o novo patrocinador máster: entra a casa de apostas Superbet, sai Betano. E na despedida dessa parceria, que durou entre 2021 e 2024, a marca e a Wieden+Kennedy SP apresentam 'Fizemos história'.

O filme retrata momentos históricos embalados pela canção 'Tá escrito' na voz de Cartola, torcedor tricolor. Feita com apoio de ferramentas de inteligência artificial, a narração homenageia não apenas o clube, mas também todos os torcedores representados pelo sambista.

Com ajuda de um software de IA, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista — a iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais, informou a agência.

A campanha terá estratégia 360 que contempla TV aberta, mídia exterior, social e digital.

"Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória", disse Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina.

Antes de Cartola
A inteligência artificial também foi utilizada em campanha da Volkswagen, feita pela AlmapBBDO no ano passado, que proporcionou o 'reencontro' entre Elis Regina e a filha Maria Rita.

No filme, ao som de 'Como nossos pais', um clássico de Belchior eternizado na voz de Elis, elas protagonizaram um dueto por meio da tecnologia. A ideia da campanha era mostrar que 'o novo sempre vem'.