Com Ibope, Kantar foca na América Latina

 

A aquisição do Ibope Media, líder em medição de mídia e investimento publicitário na América Latina e uma das divisões do Grupo Ibope, pela Kantar, braço do Grupo WPP, vai permitir aceleração dos novos planos da empresa. É o que afirma Orlando Lopes, CEO da empresa: “Nós acreditamos no Brasil e na América Latina e, por isso também, o investimento feito foi mirando no longo prazo”. O executivo também falou sobre os investimentos: “Essa necessidade de investimento é um grande desafio a partir de agora. Neste momento, nosso objetivo é dar continuidade a esse trabalho que foi iniciado há mais de 70 anos”, afirma.

A transação foi anunciada semana passada. Essa aquisição fortalece e amplia significativamente a presença global da Kantar Media e seu nível de conhecimento em todos os aspectos da medição e da avaliação de mídia. Os valores da negociação não foram divulgados. O acordo marca uma nova era para as duas empresas e reflete a crença da Kantar Media de que o mercado latino-americano apresenta grandes oportunidades de crescimento. Com o investimento, a empresa britânica tem como objetivo fortalecer e ampliar o nível de conhecimento em todos os aspectos da medição e da avaliação de mídia.

Fundada no Brasil há 72 anos, a marca Ibope Media será mantida, assim como toda a sua atual diretoria. Orlando Lopes continuará a dirigir a empresa, passando, a partir de agora, a fazer parte do conselho da Kantar Media e reportando-se ao presidente e CEO da Kantar Media, Andy Brown.

“A Kantar Media e o Ibope Media já vêm trabalhando em parceria há mais de 17 anos. Dadas as oportunidades que vemos na região, era o momento certo para aumentarmos a nossa participação e acelerarmos o compartilhamento de tecnologias e ofertas da Kantar Media para os clientes do Ibope Media”, afirma Brown.

O acordo representa o auge de um período de investimento e de expansão acelerada para a Kantar Media. Nos últimos 18 meses, a empresa acrescentou conhecimento e experiência, expandiu sua cobertura global e adquiriu novas capacidades de medição por meio de aquisição de empresas, como a Data Republic; a Precise, a unidade de ‘audio watermarking’ da Civolution; bem como a recentemente anunciada troca de ativos e investimentos na Rentrak, especialista em medição de TV e vídeo nos Estados Unidos.

Orlando Lopes se diz entusiasmado com essa nova fase e classificou o fato como uma evolução na história do Ibope Media. “Ao nos juntarmos à Kantar Media, teremos a oportunidade de acessar um vasto leque de conhecimento e experiência global, a partir dos quais seremos capazes de impulsionar constantes inovações para os nossos clientes.”

A relação da Kantar com o Ibope Media já durava 17 anos. “Eles eram acionistas minoritários e a participação deles foi aumentando aos poucos, com o passar dos anos”, conta Lopes. A partir de agora, disse ele, os investimentos em tecnologia e em talento vão acontecer com mais frequência. De acordo com Orlando Lopes, o “caminho” da Kantar já foi traçado. “Definimos o trajeto agora junto com a Kantar e um dos focos é o investimento em tecnologia.”

Do lado do WPP, o departamento de pesquisas vem para reduzir cada vez mais a dependência do negócio de publicidade, pelo qual ainda é mais conhecido. A empresa pretende, agora, utilizar a experiência global com a Kantar por aqui, mas sem abandonar a marca Ibope. Em fevereiro deste ano, o Ibope Media anunciou mais uma parceria com a Kantar Media com o objetivo de ampliar o monitoramento do meio digital e reportar dados de investimento publicitário nos principais sites de busca da internet. Para isso, o Ibope Media passou a integrar às soluções de coleta a expertise de busca da AdGooroo, uma empresa da Kantar Media.

A AdGooroo monitora sites de busca em mais de 50 países pelo mundo. Conforme levantamento da empresa, mais de 144 mil anunciantes participaram do mercado de busca no Brasil, entre agosto de 2012 e o mesmo mês de 2013.