Com mais dois GPs, Brasil passa a ter 11 em Cannes

Divulgação/Cannes Lions

Grand Prix: Brasil chega a 11

Duas campanhas brasileiras entraram nesta terça-feira (19) para uma seleta lista de vencedores de Grand Prix no Festival de Cannes. Com o prêmio máximo conquistado por “Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui, e “Tagwords”, da Africa para Budweiser, o Brasil passa a ter 11 Grand Prix na história do evento.

O  feito é também o primeiro das duas agências. Grey e Africa se juntam a um grupo com Ogilvy (2 GPs), DM9 (2 GPs), AgênciaClick, Almap, Talent, FCB e F/Nazca S&S. O último GP brasileiro em Cannes havia sido em 2015, na categoria Film, com a ação da F/Nazca para Leica Store, o filme “100”.

“Detector de Corrupção”, da Grey para Reclame Aqui, premiada em Mobile, é um aplicativo que permite ao eleitor verificar, por imagem, se o político que cumpre mandato foi condenado ou responde a processos judiciais. A ferramenta tira uma foto do santinho ou de qualquer outra imagem do político e o identifica, fornecendo a lista de processos. A base de dados deve incluir todos os candidatos a cargos em disputa neste ano.

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Já “Tagwords”, da Africa para Budweiser, vencedora em Print&Publishing, é uma ação out-of-home que promove o posicionamento “A cerveja por trás da música”. A iniciativa pergunta aos transeuntes para procurarem palavras-chave no Google que as levarão a fotos de latas de Budweiser nas mãos de grandes artistas. Por exemplo, uma busca pelos termos 1980, Detroit, Radio e Budweiser traz imagens de David Lee Roth (cantor original do Van Halen) cercado de latas. Se a busca for com outras expressões, trará John Lyndon (Sex Pistols) segurando uma lata. Mostrando que a cerveja está por trás de grandes artistas e músicas.

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O Brasil já havia conquistado GPs tanto em Press (categoria que evoluiu para a atual Print & Publishing), com campanhas da DM9 em 1993 e da Almap em 2010, quanto em Mobile, com “Anúncio Protetor”, ação da FCB para Nívea. 


Grand Prix brasileiros na história do Festival de Cannes:

1993 – “Umbigo”, da DM9 para Guaraná Antarctica (Press & Outdoor)
2000 – “Braille”, da AgênciaClick para Banco de Olhos de São Paulo (Cyber)
2005 – “Reality Show”, da DM9DDB para Super Bonder (Cyber)
2010  – “Música. Entenda do que é feita”, da AlmapBBDO para Billboard (Press)
2012 – “Radio repelente”, da Talent para Go Outside (Radio)
2013  – “Retratos da Real Beleza”, da Ogilvy para Dove (Titanium)
2013  – “Fãs imortais”, da Ogilvy para Sport Club Recife (Promo & Activation)
2014  – “Anúncio protetor”, da FCB Brasil para Nivea (Mobile)
2015  – “100”, da F/Nazca S&S para Leica Gallery (Film)
2018 – “Detector de corrupção”, da Grey para Reclame Aqui (Print & Publishing)
2018 – “Tagwords”, da Africa para Budweiser (Mobile)