Com Manu Gavassi, Bayer amplia movimento "liberdade vem de dentro"
Em julho, a Bayer apresentou a edição 2021 da campanha “Liberdade Vem de Dentro”, um projeto que busca promover reflexões e diálogo sobre a liberdade feminina, incentivando que as mulheres olhem mais para si e se sintam livres para fazerem suas próprias escolhas. Este ano, a parceira do projeto é Manu Gavassi, que se junta à área de Saúde Feminina da empresa num processo de cocriação de todo o conteúdo e ações relacionadas à iniciativa.
No ar até setembro, a campanha digital tem ativação em mídias sociais – incluindo, nesse ano, Tinder, Pinterest e TikTok -, parceria com veículos de mídia e influenciadoras digitais. O projeto está sendo conduzido pela agência Crane. O site reúne vídeos em que Manu conta sobre o que é liberdade para ela e a importância disso em sua vida e na vida das mulheres, bem como informações sobre métodos contraceptivos, especialmente os de longa ação.
Este ano, o site tem ainda uma linha do tempo sobre a história, conquistas e evolução das mulheres desde 1930, quando as camisinhas começaram a ser produzidas e uma nova lei garantiu o direito ao voto no Brasil.
Erlon Mansur, diretor de Saúde Feminina da Bayer Brasil, afirma que há 60 anos a empresa foi pioneira no desenvolvimento da pílula anticoncepcional, e segue parceira das mulheres no que diz respeito ao planejamento familiar e empoderamento feminino. “Além de trazer ao mercado alternativas de contracepção modernas e que atendem a diferentes perfis de mulheres, a empresa investe também em campanhas de conscientização e empoderamento feminino que levam informação e conhecimento sobre o tema, mostrando às mulheres as alternativas contraceptivas que elas têm disponíveis para que escolham o que é melhor e mais adequado ao seu estilo de vida. Alguns exemplos são a campanha Melhor Pra Mim, realizada em 2019, e a Liberdade Vem de Dentro”, recorda.
O movimento, que está em seu segundo ano consecutivo, incentiva e promove conversas sobre saúde, autoestima, corpo e sexualidade para que as mulheres se sintam livres para cuidar de si e para fazerem suas próprias escolhas contraceptivas.
Sobre a edição de 2021, ele destaca que a empresa também fez campanhas de saúde feminina que abordam outros aspectos e condições relacionadas ao tema, a exemplo da “SUA não é normal”, movimento para conscientizar as mulheres sobre o Sangramento Uterino Anormal.
O tema como um todo também é trabalhado internamente, por meio de materiais informativos aos colaboradores, rodas de conversa com ginecologistas e convidadas para debater assuntos relacionados à contracepção, gravidez não planejada (especialmente na adolescência) e saúde da mulher em geral.
Há ainda o comitê Women In Pharma, formado por mulheres da divisão farmacêutica, que busca expandir a liderança delas no setor e garantir equidade de gênero no negócio, além de trabalhar o protagonismo feminino por meio de coaching, mentoria, role-model, educação e suporte de treinamento.
Ele conta que Manu participou de toda a idealização da edição da Liberdade Vem de Dentro desse ano, desde a definição das cores e identidade visual da campanha até os formatos e conteúdos que seriam desenvolvidos. Ela também se envolveu nos roteiros dos vídeos que ela mesma protagonizou. “Afinal, a campanha é genuína e o lugar de fala da artista precisa ser respeitado para que faça sentido e o público a reconheça”, diz o executivo.
Também participam as influenciadoras Camila Coutinho, Thelminha, Mariana Goldfarb, Alice Wegman, Beatrice, Lara D’avila, Mari Lobo e Jessica Lopes, que irão produzir diferentes formatos de conteúdo relacionados à liberdade sexual feminina e planejamento reprodutivo em seus canais.
Mansur ressalta a importância da campanha para a empresa e especialmente para a trajetória construída neste momento. “Como líder global em ciências da vida, entendemos que o que nos trouxe até o presente, ao longo da nossa história centenária, não nos levará para o futuro. Por isso, precisamos nos reinventar para buscar soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para resolver grandes desafios do nosso tempo, guiados pela nossa ambição de garantir ‘Saúde para todos, fome para ninguém’. É por isso que estamos em um novo momento, em que Inovação, Sustentabilidade e Pessoas & Cultura são nossos pilares estratégicos de negócio para atender às necessidades dos nossos clientes e da sociedade. A Liberdade Vem de Dentro e as diversas outras iniciativas que estamos implementando em Saúde Feminina ao longo dos anos refletem o nosso compromisso com esses pilares”, diz.
Ainda entre as iniciativas que baseiam as campanhas, o profissional elenca que por mais de 50 anos, a empresa tem apoiado programas de planejamento familiar em mais de 130 países, com foco na cooperação com organizações de ajuda humanitária privadas e públicas, como o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). “Mais de 200 milhões de mulheres em países de baixa e média renda ainda não têm acesso aos contraceptivos modernos, e estamos comprometidos em fornecê-los para pelo menos 100 milhões de mulheres entre 2020 e 2030. O número de mulheres apoiadas por estes projetos aumentou de 38 milhões no ano de 2019 para 40 milhões em 2020. A partir de 2021, este cenário também levará em conta o suporte fornecido por meio de parcerias que realizamos recentemente, como com o Bill & Melinda Gates Institute na Johns Hopkins University”, diz.