A Ogilvy quer aproveitar a chegada de Mauricio Tortosa, novo diretor-geral da OgilvyOne – substituindo Renato de Paula, que assumiu, no início do mês, o comando da Euro RSCG México –, para reforçar a cultura digital e a interligação entre suas operações. O profissional, que traz em seu currículo passagem por agências como McCann Erickson, Euro RSCG e Hello Interactive, assim como por empresas como Zip.net e Microsoft, deverá aplicar seu conhecimento de mercado na evolução de processos, sejam eles internos ou ligados aos clientes atendidos.

“Ele vai liderar a OgilvyOne dentro de um modelo que promoverá maior sinergia interna e externa na comunicação da Ogilvy como um todo. Existiam algumas questões filosóficas para essa maior integração, que serão resolvidas com a participação do Maurício. Muda o entendimento da OgilvyOne com Ogilvy & Mather, e vice-versa”, destaca Sergio Amado, chairman do board do Grupo Ogilvy Brasil. “Deixamos de ter uma operação digital no grupo porque ele permeia o todo, não é uma disciplina. A chegada do Mauricio possibilita um reforço nesse sentido para que entreguemos produtos cada vez mais completos”, acrescenta Fernando Musa, ceo da Ogilvy & Mather.

Musa ressalta que, apesar de estar focado na operação da OgilvyOne e de seus projetos específicos, voltados ao marketing direto, Tortosa deverá trocar experiências com a equipe da Ogilvy & Mather, especialmente com o vice-presidente de criação Anselmo Ramos, o que deve contribuir com o bom andamento de trabalhos dos dois escritórios. “A Ogilvy tem uma enorme equipe especializada em mídias sociais, entre outros departamentos que podem contribuir com o trabalho da OgilvyOne. Não faria sentido montar um novo time para demandas específicas podendo contar com a colaboração deles”, analisa Tortosa, que também deve participar do planejamento e de iniciativas que visem melhorar processos e o pool de serviços oferecidos pelas operações do Grupo Ogilvy, especialmente no que diz respeito ao digital. “Ele vai nos ajudar a evoluir a parte mobile, de social media e até em novas aquisições”, explica o Musa.

Imersão

Tortosa completa seus primeiros 15 dias de OgilvyOne ainda nesta semana. Apesar de já ter trabalhado com a agência em algumas ocasiões nos últimos dois anos, enquanto atuava como consultor, o executivo pretende se dedicar ao conhecimento aprofundado de sua equipe, passando em seguida para o contato pessoal com os clientes da casa para, então, dar início ao planejamento de projetos que serão colocados em prática a partir de 2012 – apesar de já estar atuante para trabalhos que necessitem concepção anterior a  disso.

Também deve levar à carteira da nova casa algumas das empresas que estava atendendo em sua consultoria. Entre as mais cotadas para iniciarem trabalhos com a OgilvyOne estão Asics e Infoglobo.

Maior e melhor

A importância que o time da Ogilvy dá para o digital não é recente. Seus executivos fazem questão de ressaltar que realizam pesquisas e trabalhos nesse sentido há mais de uma década, além de terem, em suas palavras, a maior e mais completa equipe tratando-se do assunto. “Nós somos uma agência digital. Fazemos tudo que uma agência digital faz e muito mais. Temos a mais completa equipe nesse sentido, de criação a tecnologia. Só em Recife, temos 70 pessoas focadas em produção para tudo que é digital, de aplicativos a outras soluções”, reforça Amado, que garante ter mais novidades para apresentar a partir de 2012, especialmente no que diz respeito ao mundo mobile.

Musa sublinha o discurso e amplia sua abrangência para a operação como um todo, inspirado na famosa frase de David Ogilvy, fundador do grupo que leva seu nome, diz ter o hábito do “divino descontentamento”. “Para nós, nunca vai estar bom. Sempre teremos onde melhorar. Essa inquietude nos faz buscar cada vez mais além, o que resulta em melhores resultados. Queremos ser reconhecida como a melhor agência pelo mercado e pelos clientes, e não digo só do Brasil. Temos sim um objetivo agressivo. Faz parte da nossa cultura”, finaliza o ceo, que convida qualquer profissional, de qualquer área, que tenha o que acrescentar a esse modelo, a procurar uma oportunidade em sua agência.

por Karan Novas