Com novo posicionamento, Anhanguera quer personalizar a educação no país
Criada pela Wunderman Thompson, campanha “Vem por aqui” estreou nesta semana; ação ainda terá uma segunda etapa
Uma ideia disruptiva para a educação. Talvez essa seja a melhor definição para a nova aposta da Anhanguera, marca do grupo Cogna Educação. Após dois anos de estudos e pesquisas, a instituição estreia nesta semana o seu novo posicionamento — “Vem por aqui” —, construído em cima do propósito de superar as barreiras que impedem os estudantes de realizar os seus sonhos.
De acordo com dados mais recentes do IBGE, o Brasil conta com cerca de 70 milhões de adultos que não concluíram a educação básica, e, apesar da melhoria nas taxas de conclusão nos últimos anos, ainda há 2 milhões de jovens que abandonam o Ensino Médio até os 19 anos.
Diante desse cenário, além do reposicionamento, a Anhanguera apresentou um portfólio completo que inclui cursos livres, profissionalizantes, técnicos, graduação, pós-graduação e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Leonardo Queiroz, sócio e vice-presidente de crescimento da Cogna, detentora da Anhanguera, conta que, com a visão life centric, a campanha “Vem por aqui” tem como foco a personalização da educação.
“A educação é focada naquilo que a escola quer ensinar. Mas o mundo mudou e, então, precisávamos mudar essa dinâmica. A gente não quer só levar conhecimento, a gente quer ajudar a pessoa a dar um próximo passo na vida dela. Para isso, eu não posso ensinar aquilo que eu quero, eu tenho de te ensinar aquilo que você precisa, no momento que você precisa, do jeito que você precisa”, disse.
Queiroz entende que muitas pessoas veem o estudo como uma dor, diferente da proposta da nova campanha. “A gente quer inverter essa lógica: é falar vem por aqui, porque por aqui vamos te dar a mão, te ajudar”, frisou.
Desenvolvida pela Wunderman Thompson, a ação tem uma estratégia de comunicação que contempla todas as mídias, regional e local, bem como uma comunicação visual em alguns pontos das principais cidades do país.
Além disso, a nova campanha é dividida em duas fases. Depois do posicionamento, já na segunda etapa, prevista para 2024, serão lançados filmes que representam a nova estratégia de comunicação, convidando o público a refletir sobre seus talentos, muitas vezes, não reconhecidos. Para Michelle Martins Branco, sócia e gerente sênior de comunicação da Cogna, todas as iniciativas feitas tinham de vir acompanhadas de uma promessa de marca, que, segundo ela, consegue conectar o aluno com o mercado de trabalho.
“Vimos como a categoria se posiciona e trouxemos o ‘Vem por aqui’, que é um comando, um convite, mas também dá a entender que estamos do lado da pessoa, que temos propriedade para te guiar nessa jornada”, destacou.