Com Rock in Rio, Ford deseja mostrar evolução da marca

“Uma plataforma de comunicação que vem sendo ativada durante todo o ano, não apenas em setembro e no início de outubro”. É dessa forma que Mauricio Greco, diretor de marketing da Ford, resume o propósito da parceria entre a marca e o Rock in Rio. A anunciante é a montadora oficial desta edição do festival, que acontece em 27, 28 e 29 de setembro e 03, 04, 05 e 06 de outubro.

Como ‘Montadora oficial do Rock in Rio’, Ford prepara ações relacionadas à mobilidade urbana (Reprodução)

De fato, as ações da empresa para ativar o patrocínio tiveram início em fevereiro, durante a Campus Party. Já no mês de maio, foi anunciada a promoção ‘Show em Família no Rock in Rio’, que sorteou ingressos para o evento aos clientes que utilizassem qualquer serviço pós-venda da rede de concessionárias da fabricante. Em julho, a empresa passou a veicular campanha da GTB Brasil para posicionar seu patrocínio ao espetáculo.

Agora, para os dias de evento, o desafio da Ford é auxiliar o festival e os fãs de música na questão da mobilidade, facilitando a vida de quem quer chegar ou sair do festival. Para isso, proprietários de veículos Ford poderão, via FordPass (o app que reúne serviços e conveniências da marca), garantir gratuitamente até 2 lugares no Primeira Classe (transporte oficial do Rock in Rio com acesso e entrada privilegiada na Cidade do Rock) e até 4 Riocard Mais (cartões aceitos nos meios de transporte da cidade do Rio de Janeiro que dão acesso ao metrô e ao BRT). Além disso, junto ao Waze, a montadora irá, durante a ida, mostrar as melhores rotas e formas de chegar ao RiR, além de incentivar o uso de transporte público e do Primeira Classe dentro do app de trânsito. Na hora da volta, o público do evento encontrará no estande da Ford um painel com um live map que exibirá as principais informações do tráfego em tempo real e informações sobre o deslocamento para outras regiões da cidade.

“Estamos ajudando o nosso cliente a chegar ao evento sem se preocupar com o que vai fazer com o seu carro. A maneira como os ônibus e transportes estarão envelopados com a marca e as formas como estamos comunicando tudo isso em nossos canais mostra como nos relacionamos com o festival sem necessariamente vender automóveis. Esse é um movimento de conexão que vai além da posse do carro e gera uma relação de confiança, mais leve e tranquila com o consumidor”, explica Greco.

O mesmo estande onde estará localizado o live map, uma estrutura de dois andares com vista para o Palco Mundo batizada de Ford Garage , receberá ainda pocket shows nos intervalos da programação oficial e permitirá aos visitantes conhecer pessoalmente o Territory, novo SUV da marca que chega ao Brasil em 2020. O lançamento tem na conectividade um de seus pontos fortes e permitirá ações, como trava de portas e localização remota, via FordPass. A empresa também estará presente na Rota 85, criado pelo Rock in Rio para celebrar seus 34 anos; por lá, estarão expostos, além do próprio Territory, a linha Ka e os modelos EcoSport Run Flat Tire, o Edge ST e Mustang.

O elemento em comum entre todas as ativações preparadas para o Rock in Rio é o conceito de família expandida trabalhado pela marca. “Temos a família da música, o futebol, os amigos da faculdade. Tudo isso transcende a visão de como se conectar com o público. Desde 12 de agosto, quando iniciamos as ações via app oferecendo os benefícios de mobilidade, vimos um incremento de praticamente 50% em nossa base média de downloads e registros no FordPass. E a maior parte das pessoas resgatou os vouchers também para outras pessoas, o que significa que a ideia faz sentido”, comenta o diretor.

Para o executivo, o sucesso do projeto da marca junto ao Rock in Rio será mensurado pela percepção favorável do consumidor. “A marca Ford é centenária no Brasil, nossa principal preocupação agora é fortalecer e evoluir essa base para os próximos 100 anos. De maneira eclética, o festival cobre diferentes públicos e audiências centrado em um tema comum que é a música. Por isso, com ele temos a oportunidade de nos engajar com esse momento e mostrar a evolução do que estamos trabalhando para a marca. Queremos transformar essa relação com os consumidores por meio de ações mais próximas, queremos mostrar dedicação”.