Com Ogilvy, Burger King quer consolidar marca no Brasil
Consolidar e expandir a marca Burger King no Brasil. Essa é a missão da Ogilvy & Mather, agência do grupo WPP que acaba de vencer a concorrência pela conta do anunciante, antes na carteira da MPM. A disputa teve participação da Centoeseis, Fala!, SantaClaraNitro e Fábrica Comunicação Dirigida.
“O trabalho com a MPM foi importante para a introdução do Burger King no País, com a estratégia de fazer bastante barulho na mídia. Agora, com a Ogilvy, o foco é a consolidação e expansão da marca. Vamos buscar uma ação mais forte de construção de marca e ampliar a presença na mídia. O posicionamento global segue inalterado, o que vamos fazer é reforçar a identidade com o consumidor”, afirma Afonso Braga, gerente de marketing do Burger King no Brasil.
Braga diz que a intenção é veicular ainda neste ano uma campanha já criada pela Ogilvy, mas ainda não há nada definido.
A Ogilvy fica responsável pela linha de comunicação da marca nacionalmente. Os oito franqueados da Corporação Burger King no País continuam a trabalhar com suas agências próprias. (O Burguer King tem hoje 56 lojas em 14 Estados brasileiros)
“A Ogilvy está com a conta nacional. Cinco por cento do faturamento líquido dos franqueadas vai para um fundo de marketing. Uma parte da verba é direcionada para o mercado nacional, outra parte para as agências locais. A Ogilvy vai dar um direcionamento de marca e as agências locais farão ações específicas para a briga no varejo, já que têm o conhecimento do mercado local.
Sobre a crise econômica mundial, que já assusta grandes empresas multinacionais, Braga afirma que o Burger King ainda não sentiu nenhum efeito. “Nosso setor é um dos últimos a ter reflexos da crise. Nosso custo é baixo, não somos um restaurante de luxo. As pessoas continuam tento seu lazer e, se você perde consumidores da classe C, acaba ganhado outros da B ou A. As ações da empresa também não tiveram uma desvalorização tão grande”, conclui o gerente de marketing.
por Suellen Vallini