Com ‘Pezinho’ na série Wandinha, Nubank lança campanha com personagem inusitado

Filme marca parceria com a Netflix e conecta serviços financeiros à narrativa da série por meio de um novo personagem

O Nubank deu mais um passo no universo do entretenimento ao lançar sua primeira campanha em parceria com a Netflix, conectando seus serviços a um dos maiores sucessos da plataforma: a série ‘Wandinha’. A iniciativa apresenta o personagem ‘Pezinho’, criado a partir do universo da série, e destaca soluções financeiras como o cartão de crédito, pix no crédito e caixinhas.

Com direção de Sabrina Duarte e Gandja Monteiro, que também dirigiu episódios da primeira temporada da série, o filme traz uma narrativa com referências visuais aprovadas por Tim Burton. A produção foi realizada em estúdio e em locações no centro de São Paulo, com uso de efeitos práticos e atuação de Victor Dorobantu, o intérprete oficial de ‘Mãozinha’.

Gandja acaba de ser anunciada como diretora de cena da Iconoclast Brasil - também produtora da peça para Nubank. “A publicidade também pode ser território poético. Mesmo com tempo limitado, é possível contar uma história que conecte com emoções reais”, afirmou.

Nubank apresenta 'Pezinho' (Divulgação/Nubank)

“A ideia do Pezinho surgiu a partir de expressões populares envolvendo os pés, como ‘com o pé nas costas’ ou ‘pé atrás’. Isso ajudou a construir um personagem próximo da cultura brasileira e mexicana”, explicou Isabela Abbês, diretora de marketing do Nubank. A campanha será veiculada no Brasil e no México.

Isabela Abbês, diretora de marketing do Nubank (Divulgação/Nubank)

No enredo, Pezinho é um pé que sonha em se tornar ator. Após diversas tentativas frustradas, ele passa a organizar sua vida financeira com os produtos do Nubank e encontra um novo caminho. A campanha busca mostrar como o banco pode apoiar clientes em diferentes fases de suas trajetórias.

Para Gandja, a construção do personagem partiu da lógica da ficção. “Mesmo em publicidade, tudo precisa ser motivado pelas ações e desejos do personagem. Pensamos em como o pé ouviria, enxergaria e reagiria. O desafio foi torná-lo crível sem recorrer a exageros visuais”, afirmou a diretora durante bate-papo promovido pela marca.

A campanha faz parte da estratégia do Nubank de se aproximar do universo de filmes e séries. A empresa já havia realizado projetos com propriedades como ‘Friends’, ‘The Last of Us’ e ‘House of the Dragon’. Segundo Isabela, o principal objetivo é construir histórias que mantenham a atenção do público e tragam relevância para os produtos.

Além do filme principal, a campanha terá desdobramentos nas redes sociais, em peças curtas com foco em produtos e em espaços como o intervalo do Jornal Nacional. Já em mídia OOH, um ponto de ônibus na Avenida Paulista será transformado com ambientação e telas interativas relacionadas ao personagem.

A criação da campanha foi conduzida internamente pelo time do Nubank, com colaboração do time criativo da Netflix. “Foi um trabalho feito a muitas mãos. O roteiro foi desenvolvido internamente e ajustado com os parceiros da Netflix e com o próprio Tim Burton”, destacou Isabela.