Com Upload, Globo inicia a cobertura do SXSW 2021

“O SXSW é um festival de inovação, entretenimento e tecnologia que ressignifica e inspira o mercado. E como inovação, tecnologia e entretenimento fazem parte do nosso DNA, não poderíamos ficar de fora dessa!”. Assim Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, deu início ao Upload 2021, na manhã desta quarta-feira (10).

Realizado de forma totalmente virtual, o evento teve como proposta discutir os principais pilares do SXSW, a importância das temáticas debatidas e as apresentações.

O evento também contou com a participação de nomes do elenco feminino da Globo. Profissionais com diferentes experiências e interesses, que compartilharam com os convidados suas expectativas e apostas para os sete pilares que compõem o SXSW.

Aline Midlej, jornalista da GloboNews, que destacou a importância das discussões que devem permear os painéis de “A Nova Urgência”, com foco em como os acontecimentos de 2020 lançaram aceleradamente nossos olhares para o futuro, exigindo respostas rápidas para as novas urgências da sociedade.

Maria Beltrão, também da GloboNews, discutiu os temas de “Desafiando o Caminho da Tecnologia” e como os impactos da indústria da tecnologia em nossas vidas devem ser aproveitadas como força positiva.

O olhar para “Resiliência Cultural nas Artes” ficou sob responsabilidade de Patrícia Poeta, da TV Globo, e sua visão sobre como a erupção de criatividade que estamos vivendo hoje impactará a cultura na próxima década e além.

Já Lilian Ribeiro, da GloboNews, comandou a apresentação do pilar “O Renascimento do Negócio” e a busca pela reconstrução da economia global e por sistemas mais equitativos para todas as raças, gêneros e classes sociais.

Os impactos da evolução dos hábitos de consumo na indústria do entretenimento e a metamorfose pela qual tem passado foi assunto para Titi Müller, do Multishow, que comandou a conversa sobre o pilar “Transformando o Cenário do Entretenimento”.

Astrid Fontenelle, do GNT, mergulhou nos temas de “Conexão e Desconexão”, com destaque para as consequências do isolamento social no ganho de relevância das plataformas online como canais de relacionamento e senso de comunidade. O sétimo e último pilar, “Futuro Imprevisível”, ficou com Poliana Abritta, com a provocação de quais novas ideias irão inspirar a próxima geração de inovadores.

Como Talk Final, a jornalista Valéria Almeida e a diretora Antônia Prado conduziram a discussão ‘Falas Femininas’, inspirada no especial exibido pela TV Globo no dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A equipe, exclusivamente feminina, foi liderada pelas diretoras Antonia Prado e Patrícia Carvalho. O conteúdo do Upload, na íntegra, estará disponível na Plataforma Gente.

As ações da Globo para o SXSW 2021 seguem durante todo o festival, entre 16 e 20 de março, com cobertura e curadoria especiais para parceiros do mercado. O perfil de Negócios da Globo no Instagram (@negociosglobo) e a Plataforma Gente, também reunirão alguns dos conteúdos, como forma de disseminar o conhecimento e principais descobertas.

Após o festival, para compilar as tendências e principais insights, o time de Inteligência de Mercado da Globo irá preparar um material especial, para compor o momento Download das ações da Globo.

Confira, abaixo, os painéis indicados durante o Upload:

“A Nova Urgência” – Aline Midlej:

·         “Entendendo a motivação por trás do extremismo”

·         “Transformando a narrativa sobre a injustiça racial”

·         “Detetives de dados: Construindo o dashboard do Covid na Hopkins”

“Desafiando o Caminho da Tecnologia” – Maria Beltrão:

·         “Alexa, set reminder to design good for kids”

·         “More human ambiance in ambiente computing”

·         “Responsible innovation: move fast and fix things”

“Resiliência Cultural nas Artes” – Patrícia Poeta:

·         “The interplay between music and visual culture”

·         “90 minute film school”

·         “The power of black feminist creatives in the arts”

“O Renascimento do Negócio” – Lilian Ribeiro:

·         “Gender, race and the modern brand rethink”

·         “The Refoundation of Capitalism”

·         “Brazil’s Startup Scene: 12 Unicorns in Only 3 Years!”

“Transformando o Cenário do Entretenimento” – Titi Müller:

·         “For artists and fans: virtual is the new normal”

·         “Reimagining the Fan Experience Post-Pandemic”

·         “How Sportwashing is changing the Game”

“Conexão e Desconexão”- Astrid Fontenelle:

·         “Sexo e Política: Namorando através de uma década”

·         “Instrospecção e empatia: construindo um futuro mais amigo”

·         “Desenvolvendo o dilema social”

“Futuro Imprevisível” – Poliana Abritta:

·         “Why Do We Fear Innovation?”

·         “Journey to a Better Brain”

·         “Don’t Just Make it Work, Make it Better for Womxn”

Indicações Valéria Almeida e Antônia Prado:

·        “Rise Up: Black Women & Girls Reaching for the Stars”

·       “Inside GENIUS: ARETHA, the Story of the Queen of Soul”

·       “Shondaland: Innovating Beyond TV”