Com valor de US$ 7,05 bi, Skol é a marca brasileira mais valiosa

A Skol é, pelo segundo ano consecutivo, a marca brasileira mais valiosa, com valor de marca estimado em US$ 7,05 bilhões. A avaliação aparece no ranking BrandZ sobre as 50 marcas mais valiosas do Brasil, elaborado pela BrandAnalytics, pertencente ao grupo WPP, e divulgado nesta sexta-feira (25).

O levantamento, que é publicado pelo WPP desde 2006, revelou que a Skol aumentou seu valor de marca em 8% em 2014 sobre 2013, especialmente devido à sua performance financeira e sólido posicionamento de marca. O resultado põe a marca da Ambev à frente de bancos como Bradesco (US$ 4,177 bilhões) e Itaú (US$ 3,37 bilhões), bem como da Petrobras (US$ 3,25 bilhões), que teve desvalorização de 44% do ano passado para cá. Além de Skol, a Ambev teve outras três marcas ranqueadas entre as 10 maiores: Brahma, Antarctica e Bohemia.

O BrandZ Top 50 Marcas Brasileiras englobou 32 categorias, 12.800 entrevistas e 480 marcas, além de contar com informações financeiras da Bloomberg. De acordo com Eduardo Tomiya, diretor-geral da Brand Analytics, o ranking considera somente as empresas de capital aberto, porque analisa o valor de mercado das marcas. “Fazemos uma avaliação financeira e analisamos a contribuição da marca para o negócio. Na prática, consideramos o que aconteceria à empresa se sua marca deixasse de existir”, explica.

Já o Google foi eleito a marca mais forte do Brasil, desbancando a Coca-Cola, que caiu para a segunda posição. O Facebook entrou neste ano para o ranking e ocupa o terceiro lugar. O levantamento, também realizado pela BrandAnalytics, identificou as 20 marcas mais fortes do Brasil a partir de 2.800 entrevistas com consumidores do país. Neste ranking, a análise é sobre a força que a marca tem junto aos consumidores, considerando questões como saliência (ou conhecimento sobre ela), significância e diferenciação. “Esse é um ranking de brand equity”, explica Tomiya.

De acordo com Valkiria Garré, CEO da Millward Brown Brasil, “o valor das marcas reflete a percepção dos consumidores, que colocam na liderança do ranking aquelas marcas que oferecem algo significativo e diferente para as suas vidas, tanto em termos emocionais como funcionais”.

Veja abaixo quem são as dez marcas mais valiosas e as dez marcas mais fortes do Brasil:

As mais valiosas:

1) Skol – US$ 7,05 bilhões
2) Bradesco – US$ 4,17 bilhões
3) Brahma – US$ 3,8 bilhões
4) Itaú – US$ 4 bilhões
5) Petrobras – US$ 3,25 bilhões
6) Sadia – US$ 2,46 bilhões
7) Natura – US$ 2,23 bilhões
8) Antarctica – US$ 1,14 bilhão
9) Ipiranga – US$ 1,1 bilhão
10) Bohemia – US$ 1,09 bilhão

As mais fortes:

1) Google
2) Coca-Cola
3) Facebook
4) Omo
5) Johnnie Walker
6) Trident
7) Colgate
8) Oral-B
9) McDonald’s
10) Natura