Com Vini Jr. e Haaland, Clear quer aumentar conexão com o público
Carla Forte, gerente de marketing, conta sobre a estratégia que anunciou os atletas como embaixadores da marca
A Clear anunciou seus dois novos embaixadores com uma ativação que aconteceu na Praia da Copacabana, no Rio de Janeiro, na segunda semana do mês de junho. Através de uma projeção, a marca comunicou a chegada dos jogadores Vinicius Jr. e Erling Haaland para seu time.
Com uma campanha global e com direito a filme, Carla Forte, gerente de marketing de Clear, destrinchou a estratégia por trás do lançamento e contou sobre como foi a escolha dos nomes para protagonizarem a comunicação.
Segundo a executiva, a marca já aposta no universo esportivo para reforçar seu posicionamento há alguns anos e está sempre em busca de renovar, trazer novidades e criar, de forma proprietário, o seu espaço. "Esse é um território muito assediado pelas marcas e tem uma audiência muito grande, então tudo parte deste lugar", explicou.
Sobre os embaixadores, Carla conta que Clear queria contar com dois nomes que refletissem o seu posicionamento e conversassem com o público de forma global, por isso, as conversas sobre quem protagonizaria a campanha foram iniciadas no fim de 2023.
"Quando começamos o contato com os atletas, eles se mostraram super receptivos e abertos a trabalhar com a marca e acho que isso aconteceu pelo legado que nós temos na construção de todos os embaixadores que já passaram por aqui. A gente queria garantir que fosse um momento único, mesmo que os dois sejam de times diferentes e disputem entre si dentro de campo", afirmou Carla.
Para o lançamento oficial da campanha, a marca contou com uma estratégia de antecipação, feita em parceria com a Speakeasy, que aconteceu um dia antes do anúncio e que colocou tanto a imagem do jogador do Real Madrid quanto a do centroavante do Manchester City com a mensagem "Vamos revelar um segredo para vocês amanhã". Em seguida, Clear fez o anúncio oficial tanto na projeção que aconteceu no Rio de Janeiro quanto na publicação do vídeo nas redes dos atletas e no YouTube.
"A gente queria criar um burburinho e, por isso, a ativação foi dividida em dois momentos e, qualitativamente falando, foi muito bem recebida. A gente sabe que quando uma marca anuncia novos embaixadores, as pessoas podem ter reações diversas, mas foi muito bacana ver que eles foram recebidos com muito carinho. Além disso, a percepção dos nossos consumidores sobre a marca é muito legal, então eles confiam nas nossas decisões. É um ecossistema e uma construção de longo prazo para a gente chegar onde estamos", ressaltou a executiva.
Como embaixadores, os atletas terão a missão de representar e se tornarem a cara da marca ao longo da campanha, assim como acontece com Cristiano Ronaldo, junto do squad de influenciadores de Clear, que tem a responsabilidade de manter as conversas sobre a marca de forma ativa.
A campanha ainda contará com mais desdobramentos ao longo do ano, mas Carla já adiantou ao propmark que a marca estará presente nas transmissões na Eurocopa e na Copa América pela CazéTV, repetindo o feito durante o Campeonato Paulista deste ano, com ativações e branded contents.