Começa o RioContentMarket

Começou nesta quarta-feira (25) o RioContentMarket, maior evento da América Latina dedicado à produção audiovisual. Na noite anterior à abertura oficial, o evento realizou a première mundial de “Wayward Pines”, da Fox, primeira série com a assinatura do cineasta M. Night Shyamalan. O diretor, conhecido por filmes como “O sexto sentido” (1999), divide nesta quarta um painel com Cary Fukunaga, ganhador do Emmy pela direção da primeira temporada de “True detective”, da HBO.

Até sexta-feira, serão mais de mil reuniões nas rodadas de negócios com 525 convidados nacionais e internacionais no Windsor Hotel da Barra, no Rio de Janeiro. Para a curadora Carla Esmeralda, a grande discussão deste ano é o protagonismo da produção independente no mercado nacional após a entrada em vigor da Lei da TV Paga. “Vamos promover uma reflexão sobre o que tem sido feito nos últimos cinco anos na TV”, diz.

Com a presença de Liz Calder, criadora da Flip, e a realização de painéis sobre a interseção entre os mercados audiovisual e editorial, uma das maiores apostas do evento é a adaptação literária. Essa edição marca também o lançamento da Escola de Séries, programa de capacitação promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae) e a ESPM.

“O mercado do país precisa entender que você faz mais histórias quando sabe transformá-las em negócio. Um alimenta o outro. A ideia é resolver os gargalos e transformar ideias em produtos viáveis e demandados”, disse Maurício Mota, criador da série americana “East Los High”, do Hulu, e curador da Escola de Séries.

Formação profissional

Com mais de um ano de duração – de fevereiro a março de 2016 -, a Escola de Séries oferecerá aos empreendedores e criadores de conteúdo do Estado do Rio de Janeiro a oportunidade de aperfeiçoamento em narrativas e gestão do negócio de séries para TV. Uma plataforma integrada permitirá dominar etapas e técnicas para transformar ideias em séries e formatos de TV. O projeto conta com o patrocínio da RioFilme, a curadoria dos Alquimistas e a consultoria da Esmeralda Produções.

Segundo Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ, “a proposta da Escola de Séries é atuar como uma aceleradora de empresas do setor audiovisual, contribuindo para a melhoria dos produtos e processos de gestão das micro e pequenas empresas participantes, ampliando cada vez mais o acesso ao mercado nacional e internacional.

O programa reúne 52 cursos e oficinas de narrativas e gestão, um seminário com palestras e classes com talentos do mercado internacional e um laboratório de imersão.  Entre os temas, 26 estarão relacionados às competências técnicas de gestão de negócios. Já as demais abordam a narrativa e a linguagem audiovisual para TV. Todas as ações são voltadas para empresas e produtores do Estado do Rio de Janeiro. Para realizar inscrição é necessário CNPJ ou MEI.

A primeira temporada de cursos acontecerá de 28 de fevereiro a junho, com aulas voltadas para a criação do projeto piloto. A segunda temporada terá como foco a gestão da empresa e captação de recursos. A terceira trabalhará nos ajustes dos roteiros para apresentação no RioContentMarket 2016. De acordo com Flávia Flamínio, diretora-geral da ESPM Rio, “este projeto reflete muito bem a vocação da ESPM que, desde sua fundação, trabalha em parceria com o mercado no intuito de formar pessoas transformadoras”.

Seminário

Palestras e master classes de criadores de séries do mercado internacional e profissionais brasileiros de destaque vão integrar o segundo seminário da Escola de Séries, que será realizado em junho e terá a duração de quatro dias. Ao fim do evento, 10 projetos serão selecionados para participar do Laboratório de Imersão, que será realizado em outubro. O laboratório propiciará a formação e reciclagem de roteiristas e produtores de conteúdo audiovisual para TV por meio de consultorias especializadas de profissionais internacionais e nacionais. Além dos 10 projetos selecionados para o Laboratório de Imersão, a Escola de Séries apresentará 20 outros trabalhos a canais nacionais e internacionais.