Comércio eletrônico mostra sinais de recuperação para o Dia dos Pais
Após uma recuperação nas vendas online com o Dia das Mães e dos Namorados, o Dia dos Pais – comemorado no domingo (14) – também mostra sinais de melhora no setor, segundo a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Segundo estimativas da E-bit, o faturamento do e-commerce no Dia dos Pais deve crescer 15% se comparado com o mesmo período de 2015, quando as vendas online foram de R$ 1,58 bilhão, ante R$ 1,82 bilhão esperados para esse ano.
Os pedidos também devem aumentar em 2016, saindo de 3,9 milhões para 4,1 milhões. O tíquete médio deve chegar a R$ 444 em comparação aos R$ 404 na mesma época do ano passado.
Para o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da E-bit, Pedro Guasti, o comércio eletrônico teve um início de ano difícil, mas começou a reagir em maio. “Uma boa performance do e-commerce no Dia dos Pais já seria um terceiro sinal de que o mercado voltou a crescer. O primeiro foi o Dia das Mães, e o segundo, o Dia dos Namorados, em junho. Se realmente o Dia dos Pais for positivo como estimamos, nós de fato teremos boas notícias para o segundo semestre, com uma previsão de crescimento para 2016 de 8 a 10%”.
Os itens mais procurados para a data no comércio online se concentram em celulares, livros, smartphones, calçados e perfumes. Segundo Guasti, a tendência aponta para a escolha de presentes com tíquete médio menor. “Por outro lado, para agradar pais tecnológicos e pais que andam na moda, há muitas oportunidades de vendas de celulares e artigos esportivos, eventualmente por conta das Olimpíadas no Brasil”, reforça.